Skip to main content

Se você quer sair do sufoco, colocar suas contas em dia e ainda guardar um dinheirinho, você está no lugar certo. Hoje vou te falar sobre um método que traz inúmeras vantagens, principalmente se você tem dificuldade para se organizar financeiramente e já tentou outras formas sem sucesso.

Estou falando do método 50-30-20, um dos mais simples que existem, pois você consegue dividir seu dinheiro em três principais áreas e controlar todo o orçamento com base nessas categorias. Entenda como ele funciona.

O que é o método 50-30-20?

O método 50-30-20 é um dos mais famosos no mundo da organização financeira pessoal. Esse método vem se tornando cada vez mais conhecido e hoje já é um clássico da gestão financeira.

A ideia do método 50-30-20 é dividir seu salário em 3 partes, da seguinte forma:

  • 50% para gastos essenciais
  • 30% para gastos supérfluos
  • 20% para dívidas e investimentos

Entenda o que cada gasto representa.

50%: Gatos Essenciais

Os 50% representam metade do seu dinheiro e deve ser direcionado aos gastos essenciais da vida, ou seja, aqueles que não são opcionais, como aluguel, contas, supermercado, plano de saúde, etc.

Uma boa dica para não se perder e saber o que é essencial é programar aplicações automáticas para o primeiro dia após o recebimento do salário ou de outras rendas. 

Caso todas as despesas fixas somem mais do que 50% da sua renda, você precisa rever os gastos. Avalie se é possível reduzir a conta de luz, gastar menos no supermercado ou até diminuir o plano da internet da sua casa.

30%: Gastos Supérfluos

Os 30% do seu salário deve ser destinado aos gastos supérfluos como produtos e serviços que não são totalmente necessários. Entram nesta lista:

  • Lazer: passeios de fim de semana, ingressos de cinema e teatro, refeições em restaurantes, idas a bares e casas de show, viagens, mensalidades de clubes esportivos, etc.;
  • Cultura e entretenimento: serviços de streaming de filmes e séries, livros, games, etc.;
  • Esportes: academia, Pilates, bike, yoga, dança, artes marciais, etc.;
  • Vestuário e beleza: roupas, acessórios, maquiagem, cosméticos, salão de beleza, etc.;
  • Eletrônicos: celulares, tablets, caixas de som, instrumentos musicais, etc.;
  • Saúde: psicoterapia, terapia holística, acupuntura, etc.;
  • Produtos para pets: caminha, casinha, roupas, brinquedos, petiscos, etc.

20%: Gastos para Dívidas e Investimentos

O restante da sua renda, mais especificamente os 20% devem ser destinado aos objetivos financeiros, que podem ser investimentos e/ou dívidas, dependendo da sua situação.

Mesmo que você tenha dívidas não deixe de pensar em começar a investir, pois dessa forma, você poderá fazer seu dinheiro render e alcançar suas metas, como comprar um carro, pagar um curso, comprar um imóvel, viajar, etc.

É muito importante poupar 20% do salário e não apenas guardar “o que sobrar” no fim do mês. É a partir dessa economia que você conseguirá ter segurança financeira. 


Fonte

www.jornalcontabil.com.br

Leave a Reply

1