O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), após a Reforma da Previdência, estabeleceu uma idade mínima para a pessoa poder se aposentar. São regras que o segurado precisa ficar bem atento.
A Reforma da Previdência estabeleceu uma idade mínima para a aposentadoria, no caso dos homens 65 anos de idade e no caso das mulheres 62 anos de idade. Tendo que ter também um tempo mínimo de contribuição.
Para quem já estava prestes a se aposentar quando a reforma entrou em vigor, existe a regra de transição, que permite se aposentar antes sem precisar cumprir com a modalidade atual.
Idade mínima
Até o ano passado, a mulher conseguiu se aposentar com a idade de 57 anos e os homens 62 anos. Para o ano de 2022 houve mudanças, agora para a mulher se aposentar precisará estar com 57 anos e seis meses e os homens 62 anos e seis meses.
Aposentadoria por Idade
A regra para se aposentar por idade só teve alterações no caso das mulheres, porque para os homens continuou valendo a regra já estabelecida antes da reforma, aos 65 anos.
Para a mulher se aposentar neste ano, precisará estar com 61 anos de idade e seis meses e ter contribuído por pelo menos 15 anos.
Os homens para se aposentar em 2022, vão precisar estar com 65 anos e ter contribuído por pelo menos 15 anos.
A regra para mulher prevê que a cada seis meses a idade sobe para ser possível se aposentar, confira:
Em 2022: idade para a mulher se aposentar – 62 anos e seis meses
Em 2023: idade para a mulher se aposentar – 62 anos.
Pensão por morte
A pensão por morte passou por alterações em 2021. Atualmente, o pensionista com menos de 22 anos de idade receberá a pensão por até três anos. O intervalo sobe para seis anos para pensionistas de 22 a 27 anos, 10 anos para pensionistas de 28 a 30 anos, 15 anos para pensionistas de 31 a 41 anos e 20 anos para pensionistas de 42 a 44 anos. Somente a partir de 45 anos, a pensão passa a ser vitalícia.
Fonte
www.jornalcontabil.com.br