A perda de documentos é uma situação bem chata, afinal, muitas vezes acabamos deixando estes documentos guardados e vamos utilizá-los somente quando necessário, logo, perder o documento justamente quando precisa dele é realmente uma dor de cabeça.
A situação também vale quando tivemos nossos documentos roubados, que temos uma dor de cabeça maior, pois, normalmente quando se tem o documento roubado, acabamos perdendo outros bens importantes.
No caso do Cadastro de Pessoa Física, o famoso CPF, existe uma bela vantagem com relação aos demais documentos, onde muitas vezes é preciso pegar filas e esperar para tirar o documento.
O CPF por sua vez, tem essa facilidade, pois não é necessário enfrentarmos estes transtornos, afinal de contas é possível tirar a 2ª via do documento diretamente pela internet, onde, você pode imprimi-lo em casa mesmo.
Passo a passo para tirar a 2ª via do CPF
Primeiro, antes de explicarmos como tirar a segunda via do documento, é preciso esclarecer que existem duas maneiras para tirar uma nova cópia do doucmento.
A primeira maneira é para pessoas que não declaram o Imposto de Renda, e já a segunda maneira é para pessoas que declaram, afinal, para cada uma das situações o processo para emitir o documento é diferente.
Para quem não declara o Imposto de Renda
Caso você não declare o Imposto de Renda anualmente, o processo é super prático, rápido e fácil, veja:
- Acesse está página da Receita Federal;
- Informe os dados solicitados;
- Na próxima tela visualize e imprima o seu documento.
Para quem declara o Imposto de Renda
Caso você declare o Imposto de Renda, a emissão do documento poderá ser feita pelo Portal e-CAC da Receita Federal. Veja como fazer:
- Acesse a página do e-CAC da Receita Federal;
- Faça login com sua conta Gov.br;
- Na tela inicial do e-CAC, basta clicar em Cadastros;
- Feito isto clique em “Comprovante de Inscrição no CPF”.
Pronto! Você terá o comprovante do seu CPF em mãos, agora basta imprimir o documento.
Nota! O famoso cartão azul do CPF não é mais emitido, tendo em vista que o documento se tornou completamente eletrônico, caso você busque ter este documento de forma física, saiba que não é mais possível gerar a versão.
Fonte
www.jornalcontabil.com.br