Saber como emitir uma Nota Fiscal no Dropshipping é essencial para manter o seu negócio regularizado, uma vez que é este documento que registra formalmente todas as transações.
Independente da sua atividade econômica, fazer a emissão de NF para registrar suas vendas é obrigatório, mesmo sendo um modelo de comércio eletrônico sem estoque.
No entanto, muitas pessoas ainda podem ter dúvidas sobre como funcionam as questões burocráticas acerca deste modelo de empreendimento.
Nesse caso, vale a pena obter mais informações sobre como funciona a emissão da NF no Dropshipping. Por isso, confira como emitir uma nota fiscal no Dropshipping e mantenha o seu negócio em dia com a legislação.
Por que é necessário emitir uma nota fiscal no dropshipping?
É necessário emitir NF no dropshipping para manter o seu negócio regularizado, visto que conforme a Lei No 8.846, a nota fiscal relativa à venda de qualquer mercadoria deverá ser efetuada.
Além disso, ao gerar as notas fiscais das suas vendas, você poderá ter o controle do fluxo de caixa, e também dos impostos recolhidos da sua loja.
Assim, fazer a emissão da NF é uma vantagem para o empreendedor, visto que além de manter a sua loja regularizada, ela mantém o controle e organização do estabelecimento.
Qual a diferença da nota fiscal nacional e internacional no dropshipping?
No modelo de dropshipping internacional, o empresário é considerado um prestador de serviços, e por isso ele deve emitir uma NF de serviços sobre cada pedido.
Isso porque, no modelo internacional, o valor da sua comissão tem como base o valor de cada mercadoria.
Já a Nota Fiscal no Dropshipping nacional é emitida conforme o valor da comissão, e depende da atividade exercida, uma vez que a NF é emitida com o valor de todos os pedidos.
Ainda, no modelo nacional o processo de revenda é tradicional, o que significa que o investidor compra a mercadoria e revende com um valor maior para obter lucro.
Como emitir a nota fiscal do dropshipping?
Para emitir a nota fiscal no dropshipping, o primeiro passo é verificar qual o tipo de documento é recomendado para o seu negócio. Isso porque no Brasil existem três principais categorias de NF:
- Nota Fiscal de Produtos Eletrônica (NF-e): emitida por lojas que comercializam mercadorias por meio da Secretaria da Fazenda (Sefaz) do seu cada Estado;
- Nota fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e): emitida por prestadores de serviços por intermédio da Prefeitura;
- Nota fiscal de Consumidor Eletrônica (NFC-e): nota do varejo emitida para o consumidor final, e substitui o cupom fiscal em todo o território nacional.
Ainda, existem outros procedimentos necessários para que a emissão de uma NF seja efetuada com sucesso. Conheça os principais:
1. Tenha um CNPJ regular
O Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) é a identificação de uma empresa perante a legislação e o estado.
Ter um CNPJ regular é um requisito obrigatório para emitir NF, e apesar de muitas pessoas ainda terem dúvidas se a emissão pode ser feita com CPF, saiba que só é possível solicitar o documento sendo pessoa jurídica.
2. Trabalhe com uma loja virtual
Ao fazer o CNPJ da sua empresa você já pode regularizar a sua loja virtual, começar a trabalhar imediatamente, e emitir Nota Fiscal no dropshipping.
Se você está iniciando um empreendimento por conta própria, o ideal é se formalizar como Microempreendedor Individual (MEI), visto que além de profissionalizar o seu negócio e garantir direitos trabalhistas, as taxas são baixas.
3. Tenha um emissor de nota fiscal
Para emitir as notas fiscais eletrônicas das suas vendas, o ideal é adquirir um software de controle financeiro.
Isso porque, além de fazer o gerenciamento do seu negócio, um bom programa poderá proporcionar mais segurança nas suas operações financeiras. Veja abaixo as melhores opções:
- Conta Azul;
- Controlle;
- Nibo;
- Bling;
- EGestor;
- QuickBooks.
Assim, emitir Nota Fiscal no Dropshipping poderá ser fácil e prático.
4. Escolha sua opção de prestador de serviços
Após realizar todo o cadastro necessário para a sua empresa e ter a permissão para emitir notas fiscais, você poderá comprovar a prestação do serviço.
Logo, você precisará escolher o tipo de nota para suas vendas, e desse modo preencher os dados que forem solicitados.
5. Faça o cadastro das informações
Esse é um passo muito importante para a emissão da Nota Fiscal no dropshipping, visto que será essa etapa que reunirá todos os dados do cadastro da venda.
Nesse sentido, tenha cuidado e atenção ao preencher as seguintes informações:
- Nome do comprador;
- Valor da venda;
- Deduções;
- Serviços prestados e dados referente a venda.
Em seguida, ao conferir todos os dados, é só finalizar e aguardar que a nota será gerada automaticamente.
6. Emita a NF e envie ao cliente
Após ter concluído o cadastro com o preenchimento de todos os dados de prestação de serviço e ter efetuado todas as etapas de forma adequada, a nota fiscal será emitida.
Assim, o último procedimento será organizar o produto junto a NF e enviar para o cliente em seguida.
Toda venda de dropshipping é obrigatório o envio de nota fiscal no dropshipping?
Em toda venda de Dropshipping é obrigatório o envio de NF. Isso porque esse modelo de negócio vai além de colocar apenas os produtos de terceiros em uma “vitrine” e aguardar as vendas.
Portanto, saiba que além da obrigatoriedade da emissão de Notas Fiscais, também é necessário arcar com o pagamento de taxas e impostos, e cumprir os deveres fiscais, trabalhistas e tributários.
Vale a pena aprender a enviar nota fiscal no dropshipping?
Se você está considerando fazer ou não a nota fiscal, saiba que ela pode valer a pena, principalmente se você preza por deixar o negócio regularizado.
Aprender a enviar NF traz muitas vantagens para uma empresa, como, por exemplo, o controle de vendas e dos impostos recolhidos na loja virtual, além de proporcionar mais segurança para o cliente.
Assim, pode ser interessante considerar essa possibilidade para o seu negócio, visto que você terá mais chances de sucesso ao manter a sua loja em dias com a legislação e ainda terá mais credibilidade no mercado.
Se você ainda tem alguma dúvida sobre o mercado empresarial, confira mais matérias no Blog da Facilite e conheça mais dicas de negócios!
Ficou com dúvidas, ou precisa de assessoria contábil para sua empresa? Fale com um de nossos especialistas!
Original de Facilite
Fonte
www.jornalcontabil.com.br