Se você é atendido com o BPC (Benefício de Prestação Continuada) deve estar atento para não ter a concessão bloqueada. É preciso estar com as informações sempre atualizadas no Cadastro Único (CadÚnico).
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) criou regras específicas no aplicativo para atender pedidos de reativação de BPC suspenso ou bloqueado por falta de atualização no Cadastro Único (CadÚnico).
O prazo para o servidor do instituto atender ao pedido e regularizar a situação é de 30 dias.
O que é CadÚnico e quem tem direito ao BPC?
O CadÚnico é um cadastro federal que serve de base para se inscrever em outros programas sociais, pois nele constam as informações de renda e situação social dos cidadãos e famílias em situação de vulnerabilidade.
Para o cidadão ter direito ao BPC, uma das regras é estar cadastrado neste registro. O benefício é de um salário mínimo (R$ 1.212) pago a cidadãos que nunca contribuíram com o INSS, mas têm renda de até um quarto do mínimo por pessoa da família e são idosos ou pessoas com deficiência.
Como pedir reativação do BPC pelo Meu INSS?
Desde o início deste mês é possível fazer a reativação pelo aplicativo. Nele constam as regras para reativação do BPC e o prazo de regularização
A reativação do benefício deve ser solicitada à distância, pelo telefone 135, ou nas agências da Previdência.
Na Central 135, que funciona de segunda a sábado, das 7h às 22h, o segurado terá de informar que se trata de um pedido de reativação de BPC após atualizar os dados do CadÚnico.
Caso queira um atendimento presencial, terá de agendar a ida a uma agência, por meio do telefone ou 135 ou no Meu INSS. Neste caso, o segurado deve informar que quer agendar um “atendimento específico”.
Para todos os casos, será criada a tarefa de “Reativação de BPC após atualização do CadÚnico”. Ao ser aberto esse procedimento, o servidor tem 30 dias para atender ao pedido do segurado, atualizando o Cadastro Nacional de Informações Sociais (Cnis) com as informações do Cadastro Único.
Em nota, o INSS informa que também é possível fazer a reativação por meio do Meu INSS. Para isso, o segurado deve, primeiro, procurar um Centro de Referência da Assistência Social (Cras) e, depois, acessar o Meu INSS e solicitar o serviço “Reativar Benefício”.
O BPC é revisado a cada dois anos, por isso não deixe de sempre estar atualizado com as informações no Cad único.
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Fonte
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