Skip to main content

Em alguns momentos da vida, muitos cidadãos saem à procura de crédito, em decorrência dos mais diversos motivos, seja para parcelar bens de alto valor (casas, carros, motos, etc), pagar dívidas ou simplesmente contar com as vantagens de um cartão de crédito. 

Contudo, ainda é muito comum ter o pedido negado, ao desejar um empréstimo, financiamento ou cartão. Acontece que, diversas vezes, a pessoa nem sequer sabe o motivo da negativa. 

Em geral, isto ocorre devido a um score baixo nos órgãos de proteção ao crédito, Serasa ou SPC. Na prática, uma pontuação desfavorável reflete em má reputação no mercado, o que naturalmente, pode dificultar bastante a contratação de serviços financeiros. 

É preciso entender que antes de conceder um empréstimo, por exemplo, as instituições financeiras, consultam os órgãos responsáveis para verificar o risco de crédito que determinada pessoa apresenta. Ou seja, pelo score a empresa confere quais são as chances do contratante honrar ou não com a dívida. 

Sobre o score

O score da Serasa, nada mais é que uma pontuação que varia entre 0 e 1.000, a qual estabelece classificações que vão de “baixo” a “muito bom”, a depender da quantidade de pontos que o indivíduo possui. Confira como esse esquema funciona: 

Pontuação  Classificação  Panorama da situação
De 0 a 300 Baixo Por ser considerado um “mal pagador” dificilmente a pessoa conseguirá contratar serviços financeiros, e quando conseguir contará com altos juros. 
De 301 a 500 Regular  Neste caso, já é possível conseguir algumas ofertas com juros intermediários, por apresentar um risco de inadimplência médio. 
De 501 a 700 Bom  Nesta situação, o risco de não pagamento da dívida é baixo, de modo que é mais fácil encontrar ofertas com juros baixos, além de, geralmente,  contar com limites mais altos no cartão de crédito. 
De 701 a 1000 Muito Bom  Aqui o risco de inadimplência é praticamente nulo, logo é possível encontrar excelentes ofertas, e até mesmo cartões sem limites. 

Como os órgãos chegam ao score da pessoa?

A pontuação é determinada de maneira dinâmica, considerando certos fatores relacionados às atitudes e comportamentos financeiros da pessoa analisada. Neste sentido, é observado aspectos como: 

  • Relacionamento financeiro com empresas; 
  • Dados cadastrais atualizados;
  • Histórico de dívidas;
  • Comportamento de consultas; 
  • Consultas para serviço e crédito; 
  • Pagamento de crédito;
  • Dívidas em aberto; 
  • Entre outros. 

Renegocie suas dívidas e aumente o seu score

O principal caminho para limpar o nome, e começar alavancar o score, é sem dúvida quitar as dívidas em aberto. Em geral, empresas credoras estão abertas à negociação dos débitos, de modo que é possível chegar a um acordo favorável para ambas as partes (credor e devedor). 

Ademais, a Serasa segue com feirão Limpa Nome, campanha que permite ao consumidor conseguir acordos com até 99% de desconto. Em suma, o devedor pode parcelar seus débitos em até 12 vezes. 

Para renegociar dívidas pelo feirão, será necessário que a empresa para qual se deve esteja participando da campanha. Segundo o divulgado, mais 100 empresas credoras são adeptas, dentre elas estão, bancos, universidades, recuperadoras de crédito, dentre muitas outras. 

Diante disso, caso a credora esteja entre as participantes, você poderá contar com condições especiais as quais poderão ser conferidas no site da Serasa da seguinte maneira: 

  1. Acesse a página do Serasa;
  2. Informe seu CPF e senha (em caso de primeiro acesso crie uma senha); 
  3. Confira suas dívidas em aberto e veja as opções de negociação oferecidas; 
  4. Concordando com alguma das opções, selecione o tipo de pagamento (à vista ou parcelado); 
  5. Agora basta emitir o boleto e efetivar o pagamento. 

Fonte

www.jornalcontabil.com.br

Leave a Reply

1