Skip to main content

Muitos aposentados e pensionistas sofrem com os golpistas de plantão. Muitos entram em contato com a pessoa fingindo ser um servidor do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) para pedir dados e até mesmo a senha.

Por isso, é sempre bom estar atento e nunca passar dados pessoais pelo telefone. Lembrando que o INSS não liga para o aposentado ou pensionistas para pedir dados ou número de senha.

Se você tem um familiar aposentado ou pensionista, aprenda uma maneira simples de ajudar a manter o benefício dele a salvo dos golpistas.

Recentemente em uma matéria do portal UOL, o INSS divulgou que todos os meses recebe  cerca de 3.000 pedidos contra descontos indevidos em benefícios de aposentados e pensionistas.

Os golpes mais comuns

Um dos golpes mais comuns contra aposentados e pensionistas é o do empréstimo consignado. Aposentados já se depararam com descontos em suas folhas de pagamento de empréstimos que nunca solicitaram.

Os golpistas têm uma forma de agir que geralmente não muda. Imagina que uma aposentada vá solicitar um empréstimo consignado. O funcionário da instituição financeira que for atendê-la precisa cumprir uma meta. Ele terá que fazer o passo a passo comum e legal ao se contratar um empréstimo.

Agora imagina que depois do crédito ser aprovado, o funcionário pede a aposentada para assinar o contrato. Após o documento assinado, ele faz um novo pedido de empréstimo em nome da aposentada e falsifica a sua assinatura sem que ela saiba. Assim ele estará cumprindo a sua meta com um outro empréstimo que você não pediu.

Quando for receber o pagamento a aposentada terá o desconto em folha do empréstimo que ela solicitou e de outro que ela nem sequer pediu, ou seja, terá que pagar dois empréstimos.

Por isso, fique sempre atento aos descontos que são feitos em sua folha de pagamento. Solicite sempre o extrato para você saber se não está sendo descontado algo que você não pediu.

Outra situação

Uma outra situação em que pode ocorrer golpes, é quando o pensionista vai a uma agência bancária ou instituição financeira para pedir o empréstimo consignado. O seu pedido é aprovado. Só que depois quando você receber o pagamento perceberá que além do desconto do seu empréstimo existe um outro desconto.

Isso acontece porque a instituição financeira ou bancária de forma criminosa aproveita para cobrar mensalmente um outro empréstimo não contratado.

Para que o golpe dê certo, o valor das parcelas não contratadas é baixo. No entanto, o prejuízo será do pensionista que terá que pagar muitas parcelas de um crédito que ele não solicitou.

Esse tipo de golpe é difícil de perceber quando o beneficiário tem mais de um empréstimo contratado. Desta forma fica difícil de acompanhar os descontos que são feitos na aposentadoria ou pensão e notar o empréstimo que não foi solicitado.

Fique atento

O aposentado e pensionista precisa ficar atento pois existem instituições que renovam o empréstimo consignado automaticamente sem autorização. Sendo assim, você será descontado em folha de algo que não solicitou. O melhor a fazer é procurar seus direitos.

Você sabia que os bancos fazem o refinanciamento do empréstimo sem que a pessoa tenha solicitado? O que significa que a dívida dela vai ficar ainda maior. O valor da parcela fica maior ou aumenta o prazo do pagamento do empréstimo.

Você precisa estar atento ao detalhe, o reajuste feito pelo INSS ocorre somente uma vez por ano, em janeiro.

Neste caso, o valor da aposentadoria não varia todo mês. Se você recebeu aposentadoria ou pensão com um valor menor, pode ser que tenha sido vítima de um golpe.

Mas existem maneiras para você conferir o que está sendo descontado do seu benefício.

Como saber se você caiu em um golpe?

  • O aposentado ou pensionista que quiser conferir o seu extrato de pagamento deverá seguir o seguinte passo:
  • Acesse o site ou aplicativo do meu INSS www.meu.inss.gov.br
  • Faça seu cadastro através de login (número do seu CPF) .
  • Defina uma senha.

Após entrar no site do INSS, acesse a opção extrato de pagamento de benefício e confira se há algum desconto indevido sendo feito.

Percebendo que existem descontos sendo realizados de serviços que você não contratou, procure seus direitos.


Fonte

www.jornalcontabil.com.br

Leave a Reply

1