Skip to main content

Investidores que compraram ações em 2021 devem obrigatoriamente realizar a Declaração do IR (Imposto de Renda) em 2022 e devem ficar atentos para não cometer erros, pois os erros podem sair caro no bolso desses contribuintes.

Os investidores que errarem ao declarar suas ações podem ser multados em até 150% sobre ganhos, a omissão de informações sobre investimentos em renda variável pode levar o contribuinte a cair na famosa malha fina.

Portanto, o investidor deve se atentar para evitar erros na sua declaração do Imposto de Renda em 2022.

Investidor X IR 2022

O cidadão que investiu em renda variável em 2021 é uma pessoa obrigada a apresentar a declaração do IR em 2022, não importando quantas ações foram compradas ou vendidas. 

Não importa se o contribuinte não recebeu salário em 2021 e nenhuma outra fonte de Renda, se ele realizou investimentos em ações, automaticamente obrigado a declarar o IR em 2022, segundo as regras da Receita Federal

Muitos investidores iniciantes não sabem, mas é preciso calcular o Imposto de Renda sobre os ganhos com a venda das ações.

O imposto de renda deve ser pago até o último dia útil do mês subsequente à venda das ações. 

Caso o pagamento não ocorra, existe uma multa por atraso de 0,33% ao dia, sendo limitada a 20% do valor do tributo.

Errar ao declarar de ações dá multa de até 150% sobre os ganhos

Antes de falarmos sobre a multa, precisamos destacar uma diferença que muitos investidores confundem, operações comuns pagam 15% de imposto sobre o ganho de capital, já os day-traders pagam 20% de imposto.

Como citamos no começo, o investidor que omitir informações sobre investimentos em renda variável pode cair na malha fina, afinal, o Leão está de olho em tudo. Fique atento ao declarar o IR em 2022.

A multa para o investidor que não declarar seus ganhos pode chegar a 150% do valor do imposto devido sobre o ganho com as ações, o que, em muitos casos, pode ser um valor extremamente alto.

Além disso, a Receita Federal pode cobrar o imposto com multa em até 5 anos.

Conclusão

Portanto, se atente ao declarar seus investimentos em renda variável, evite problemas com a Receita Federal e não pague multas. Tenha muita atenção ao elaborar e enviar sua declaração do IR 2022.

O Imposto de Renda deste ano teve seu prazo prorrogado e vai até o final de maio, se organize para enviar sua declaração.

Dica Extra do Jornal Contábil : Aprenda a fazer Declaração de Imposto de Renda. Aprenda tudo de IR em apenas um final de semana

Conheça nosso treinamento rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber sobre IR. No curso você encontra:

Conteúdo detalhado, organizado e sem complexidade, vídeo aulas simples e didáticas, passo a passo de cada procedimento na prática. 

Tudo à sua disposição, quando e onde precisar. Não perca tempo, clique aqui e aprenda a fazer a declaração do Imposto de Renda.


Fonte

www.jornalcontabil.com.br

Leave a Reply

1