Skip to main content

No próximo dia 22 de setembro comemora-se o Dia do Contador. Este profissional que é tão importante para cuidar da saúde financeira dos negócios merece todo o nosso respeito e homenagens. Por isso, o Jornal Contábil durante todo o mês de setembro dedicará uma matéria diária para esta categoria.

Hoje vamos falar sobre os cuidados com a saúde mental deste profissional que trabalha tendo que cumprir prazos. Você sabia que os contadores estão entre os profissionais mais propensos ao estresse e à depressão? 

O risco à saúde pode se dar por vários fatores como a constante atenção e concentração exigidas, além da elevada pressão por cumprimento de prazos. A profissão contábil vivencia diariamente situações de pressão, cobrança e estresse, e que se não forem controlados ao longo do tempo, podem afetar a saúde emocional destes profissionais. 

O que seria a saúde mental?

De acordo com a definição da Organização Mundial da Saúde (OMS), saúde mental é um estado de bem-estar no qual o indivíduo consegue usar suas próprias habilidades, recuperar-se do estresse rotineiro, ser produtivo e contribuir com a sua comunidade.

Ainda segundo a OMS, o local de trabalho afeta diretamente o bem-estar físico, mental, econômico e social dos trabalhadores e, por sua vez, a saúde de suas famílias e da comunidade. 

Saúde mental do contador

Nos últimos três anos as discussões sobre a preservação da saúde mental dos trabalhadores nunca esteve tão em alta. A pandemia da Covid-19 aflorou esse problema e acentuou em quem já vinha lidando com essas questões.  

Nessa linha, funcionários sobrecarregados, estressados ou desmotivados tendem a perder produtividade. Essa questão também precisa ser levantada para os contadores e profissionais de contabilidade, isso porque, um erro nesta área pode gerar multas e problemas mais graves para os clientes. 

Além disso, um contador estressado tende a não pensar fora da caixa e acaba deixando oportunidade de melhoria para o escritório contábil e também para os clientes que ele atende. Assim como o erro médico pode custar vidas, no caso do contador pode causar grandes prejuízos, entre outras consequências.

Desse modo, um trabalhador adoecido tem a atenção comprometida, cometendo mais erros, e sua relação com colegas e chefia pode ser abalada. Um estudo realizado em Londres, na Inglaterra, apontou que a depressão custa às empresas brasileiras mais de 300 bilhões de reais em perda de produtividade.

Além disso, fatores individuais, sociais e econômicos também podem ser fatores de risco. Assim, dificuldades pessoais ou familiares e problemas financeiros, aliados às demandas relacionadas ao trabalho, podem, às vezes, ter efeitos negativos na saúde mental desta categoria. 

Em suma, para ajudar a manter os talentos dentro da empresa e amenizar a saúde deste profissional, é vital investir na correta saúde mental. Mas como fazer isso?

5 dicas de como preservar a saúde mental da categoria

1 – Ambiente no trabalho mais descontraído

Um ambiente de trabalho pesado, muitas vezes, pode contribuir para aumentar o nível de tensão dos colaboradores. Nesse sentido, criar uma atmosfera descontraída, com distribuição equilibrada das tarefas, pode ser o segredo para manter a saúde mental da equipe.

 Assim, ações envolvendo palestras, treinamentos e troca de informações entre os empregados e seus líderes é recomendada. A empresa também precisa manter um canal de comunicação sempre aberto para que os empregados possam recorrer em caso de queixas ou dúvidas. Mas caso a empresa não tenha estrutura suficiente para isso, pode haver pelo menos a indicação de pessoal habilitado para atendê-los no dia a dia.

2 – Incentivar atividades físicas

As atividades físicas trazem benefícios para o corpo e para a mente, mas nem sempre o profissional tem tempo disponível para se dedicar à academia ou até mesmo para fazer uma caminhada. 

Existem vários educadores físicos que disponibilizam serviços específicos para empresas, como exercícios laborais e atividades recreativas. Os momentos de lazer também são essenciais para manter uma boa saúde mental e podem fazer parte do dia a dia da própria empresa.

3 –  Incentivar a interação entre as equipes

A empresa deve evitar ao máximo aquele clima distante entre as pessoas no escritório. Afinal, uma das consequências do isolamento é prejudicar a saúde mental dos trabalhadores. Utilizar ferramentas que incentivem a interação entre eles torna-se algo essencial para o bem-estar de todos.

Que tal criar o costume de realizar um happy hour e outras confraternizações como parte do calendário interno? No entanto, é preciso ir além do básico e realmente ouvir suas equipes a respeito do tipo de interação que preferem.

4 – Realizar eventos voltados para a saúde mental

Uma das formas de cuidar da saúde mental no trabalho é realizar eventos voltados para esse fim. Um bom exemplo são aulas de yoga e alongamento. Adote este serviço de forma rotineira. Outra opção é escolher um dia do final de semana e promover o dia do relaxamento e da yoga, por exemplo. Os colaboradores devem relaxar, deixar os problemas de lado e aproveitar para voltar renovados para o trabalho.

5 – Palestras e  rodas de conversas

A empresa pode investir em palestras e rodas de conversas entre os contadores e profissionais da área da saúde mental. Psicólogos, psiquiatras e pessoas para motivar outras são algumas opções para trazer para dentro da empresa.

Conclusão

Por fim, os escritórios de contabilidade precisam saber da importância da saúde mental no trabalho de sua equipe e as medidas que devem ser implantadas para evitar sofrimentos.
Caso sejam detectados problemas, cabe à organização dar total apoio e segurança. Afinal, saúde mental é um assunto sério que merece muita atenção e cuidado por parte de todos.

Dica Extra: Já imaginou aprender 10 anos de Prática Contábil em poucas semanas?

Conheça um dos programas mais completos do mercado que vai te ensinar tudo que um contador precisa saber no seu dia a dia contábil, como: Rotinas Fiscais, Abertura, Alteração e Encerramento de empresas, tudo sobre Imposto de Renda, MEIs, Simples Nacional, Lucro Presumido, enfim, TUDO que você precisa saber para se tornar um Profissional Contábil Qualificado.

Se você precisa de Prática Contábil, clique aqui e entenda como aprender tudo isso e se tornar um verdadeiro profissional contábil.


Fonte

www.jornalcontabil.com.br

Leave a Reply

1