O bilionário Bill Gates já publicou suas indicações de leitura de 2022.
Dessa vez, em vez de publicar leituras recentes, o fundador da Microsoft separou as suas cinco obras favoritas de todos os tempos. Confira abaixo:
Um estranho em uma terra estranha , de Robert Heinlein (Editora Aleph)
A ficção científica narra a história de um cidadão crescido e criado em Marte. Ao ser trazido à Terra ele tenta entender a cultura, moral e forma de pensar dos terráqueos.
Para Gates, esse livro é a melhor introdução ao gênero ficção científica adulto. “Paul Allen e eu nos apaixonamos por Heinlein quando éramos apenas crianças, e este livro ainda é um dos meus romances de ficção científica favoritos de todos os tempos”, diz. E resume: “Acho que a melhor ficção científica impulsiona seu pensamento sobre o que é possível no futuro, e Heinlein conseguiu prever a ascensão da cultura hippie anos antes de ela surgir”.
Surrender: 40 músicas, uma história, de Bono Vox (Editora Intrínseca)
A biografia de Paul David Hewson, conhecido como Bono, vocalista da banda U2, narra sua trajetória saindo do zero, até alcançar o topo das paradas musicas e suas batalhas sociais. O mais recente lançamento da lista (o livro foi publicado em novembro de 2022) é, segundo Gates, para fãs e ‘não-fãs’ da banda.
“Se você é fã do U2, há uma boa chance de que você já planeje checar a obra. Mesmo que você não seja, é uma leitura superdivertida sobre como um garoto dos subúrbios de Dublin cresceu e se tornou um astro do rock e filantropo mundialmente conhecido. Tenho a sorte de chamar Bono de amigo, mas muitas das histórias que ele conta em ‘Surrender’ eram novas para mim”, resume o empresário.
Lincoln, de Doris Kearns Goodwin (Editora Record)
O livro, que já tem sua adaptação também para o cinema, narra a história de Lincoln: das as terríveis privações de sua infância, suas tendências abolicionistas e seu papel como presidente dos EUA.
Gates já leu muitos livros sobre a história do presidente americano mas garante que este é o melhor.
“Não me canso de ler sobre Abraham Lincoln, e este é um dos melhores livros sobre o assunto. Parece especialmente relevante agora, quando nosso país [os EUA] enfrenta mais uma vez uma insurreição violenta, questões difíceis sobre raça e profundas divisões ideológicas. Goodwin é uma das melhores biógrafas da América, e este livro é indiscutivelmente sua obra-prima”, avalia Gates sobre a obra que não tem tradução para o português.
O jogo interior do tênis, de W. Timothy Gallwey (Editora Sportbook)
A obra, de 1974, traz teorias de Gallwey sobre concentração, eliminação de vícios de jogo, autoconfiança dentro da quadra e consciência individual. Serve como um convite ao leitor a chegar nos melhores resultados.
A obra é classificada por Gates como leitura obrigatória para quem joga tênis. “Mas acho que mesmo quem nunca jogou vai tirar proveito dele. Gallwey argumenta que seu estado de espírito é tão importante — se não mais importante — quanto sua forma física. Ele dá excelentes conselhos sobre como superar os erros de forma construtiva, algo que tentei seguir dentro e fora da quadra ao longo dos anos”, comenta.
O sonho de Mendeleiev, de Paul Strathen (Editora Zahar)
O livro faz um retrospecto da história da química e como cientista Dmitri Mendeleiev organizou os elementos químicos a partir de um sonho e deu origem a Tabela Periódica. “O livro de Strathern traça essa história desde suas origens na Grécia antiga. É uma visão fascinante de como a ciência se desenvolve e como a curiosidade humana evoluiu ao longo dos milênios.
Fonte
www.infomoney.com.br