O que mais se comenta no país atualmente é o aumento do salário mínimo para o ano que vem. Muitas promessas durante a campanha eleitoral foram feitas. O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que no ano que vem, o trabalhador terá um aumento real no valor do salário.
De acordo com a equipe de transição do novo governo, o valor seria calculado acima da inflação. Além disso, também seria levado em consideração o Produto Interno Bruto (PIB) dos últimos cinco anos para que o cálculo fosse feito.
Leia Também: Como a destinação de parte do Imposto de Renda pode transformar vidas
Por enquanto ainda não existe um valor oficial para o salário mínimo de 2023. Até o momento, o atual ministro da economia, Paulo Guedes deu uma dica de qual será o valor do piso nacional para o ano que vem.
O ministro disse que haverá, sim, reajuste. O acréscimo será de, pelo menos, de acordo com a variação da inflação.
“Não há mudança de regra agora. É o que está valendo”, afirmou o ministro durante coletiva de imprensa após ter participado de um evento na Confederação Nacional do Comércio (CNC), no Rio de Janeiro, conforme informou o site do Ministério da Economia.
Guedes fez questão de dizer que “ninguém vai mexer com o salário mínimo e com os aposentados. Não tem isso de mudar regra para prejudicar o trabalhador”. O salário mínimo serve como base para reajuste de benefícios do INSS.
Leia Também: Revisão da Vida Toda é aprovada: Veja quem pode aumentar aposentadorias no INSS
O ministro da economia também disse que o governo do presidente Jair Bolsonaro estuda a possibilidade de promover ajustes no salário com ganhos reais, ou seja, acima da inflação acumulada.
Atualmente, o reajuste do salário mínimo e das aposentadorias segue a variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC). O assunto também está sendo debatido na chamada PEC da Transição, que tramita no Congresso Nacional.
Servidores públicos
O ministro Paulo Guedes afirmou que também haverá reajustes nos respectivos vencimentos do funcionalismo público. Já que o servidor passou um tempo com o salário congelado, devido à pandemia da Covid-19.
Previsões para ano que vem
Existe uma previsão de aumento por parte do Governo Federal que deverá reajustar o salário mínimo em 6%. Deste modo, ele subirá de R$ 1.212 para R$ 1.284. A previsão foi divulgada na quinta-feira (17 de novembro), conforme o Boletim Macrofiscal liberado pela SPE (Secretaria de Política Econômica), do Ministério da Economia.
Fonte
www.jornalcontabil.com.br