Skip to main content

Todos nós estamos acostumados a usar o Título de Eleitor impresso, mas agora existe também a versão digital. Será que você vai poder usar essa nova versão nas eleições deste domingo (2)?

O Título de Eleitor Digital será aceito para que você possa votar neste domingo. Para isso, será necessário baixar o aplicativo e não deixar para a última hora, isso porque a emissão da versão digital do documento ficará suspensa em 2 de outubro, quando ocorre o primeiro turno das eleições.

Caso haja um segundo turno, marcado para o dia 30 de outubro, a emissão do título de eleitor digital também ficará suspensa. Neste caso, os usuários do e-Título devem baixar ou atualizar o aplicativo o quanto antes para evitar erros com o aumento da demanda, orienta o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Título de Eleitor Digital pode ser usado nas Eleições?

Sim, vai poder ser usada nas eleições de 2022. Cerca de 30 milhões de eleitores já ativaram o e-Título (disponível para Android e iOS), só neste foram mais de 13 milhões, conforme informou o TSE.

Veja o passo a passo para baixar o Título de Eleitor Digital

  • Baixe o aplicativo;
  • Depois, abra-o pela primeira vez, em seguida selecione “Próximo” e clique em “Começar no e-Título”;
  • Aceite os termos de uso do aplicativo;
  • Insira seu nome, data de nascimento, CPF ou número de inscrição presente no título impresso, além de nome da mãe e do pai, caso conste no RG, e selecione a opção “Entrar no e-Título”;
  • Na tela seguinte, responda três questões para confirmar sua identidade;
  • Crie uma senha ou, caso você já tenha usado o e-Título, insira a senha criada anteriormente;
  • O aplicativo vai mostrar uma tela para ativar o desbloqueio do aplicativo com o leitor de impressão digital do celular;
  • As informações do seu título de eleitor estarão disponíveis na aba “e-Título”.

No e-Título você vai encontrar todas as informações a seu respeito: nome, número de inscrição do título de eleitor, data de nascimento, número de zona eleitoral e seção, município, nome dos pais.

No domingo, 2 de outubro, dia da eleição, você poderá levar apenas o e-Título, no entanto, deverá ter a sua biometria em dia com a Justiça Eleitoral. Será necessário que a sua foto esteja aparecendo no aplicativo, para poder ser usada para liberar o acesso à urna. Mesmo que o aplicativo não tenha foto, ele ajuda a encontrar o local de votação rapidamente, até criando rotas até o local.

Mas fique atento: segundo o TSE, você pode usar o e-Título mas deverá estar também com um documento oficial com foto, que poderá ser: carteira de identidade, identidade social, carteira de trabalho, carteira nacional de habilitação, passaporte ou equivalente. O aplicativo permite ainda realizar o pedido de justificativa de ausência, emitir guia para pagamento de eventuais taxas por débitos eleitorais e emitir certidões de quitação eleitoral.

Quem não precisa votar em 2022

Existe o chamado voto facultativo, quando a pessoa vota se quiser. Nesta categoria estão:

  • Idosos com idade igual ou superior a 70 anos;
  • Pessoas que são analfabetas;
  • Jovens de 16 e 17 anos.

Fonte

www.jornalcontabil.com.br

Leave a Reply

1