Skip to main content

Trabalhar como pessoa jurídica é uma alternativa muito comum e buscada por vários profissionais que desejam mais flexibilidade. Apesar dos benefícios buscados por esse modelo, obrigações fiscais exigem atenção, pois o descuido pode sim, levar a problemas com a Receita.

Alguns erros recorrentes, falta de organização financeira e o desconhecimento das regras são fatores que colocam muitos PJs na mira do Fisco.

Cruzamento de informações

A Receita cruza informações de diferentes bases de dados para identificar inconsistências. Quando o faturamento declarado, os impostos pagos e a movimentação financeira não conversam entre si, o risco de fiscalização aumenta.

Misturar contas pessoais e empresariais é um erro comum

Um dos problemas que parecem simples, mas que são bem frequentes entre quem atua como PJ é a falta de separar a vida pessoa física e pessoa jurídica. Usar a conta da PJ para pagar despesas pessoais ou movimentar valores sem controle pode gerar inconsistências futuras.

Além disso, essas inconsistências entre o que CNPJ declara e o que aparece na movimentação ou na declaração pessoa física pode ser retido na malha fina. Isso corre quando tem divergência entre rendimentos informados, distribuição de lucros e impostos pagos.

Multas e penalidades

Quem atua como PJ precisa cumprir algumas obrigações fiscais, mesmo quando não tem faturamento e a falta de entrega das declarações obrigatórias pode resultar em multas.

Fora que o acúmulo de pendências pode levar a suspensão ou até inativação do CNPJ.

Organização evita dores de cabeça

Trabalhar como PJ quando bem estruturado, o modelo pode ser vantajoso e seguro. No entanto, a informalidade e a mistura entre vida pessoal e empresarial aumentam significativamente o risco de fiscalização.

Com organização, separação financeira e cumprimento das obrigações fiscais, o PJ reduz as chances de cair na malha fina e mantém a relação com a Receita Federal em dia.



Autor: Mariana Freitas


Há 2 anos faz parte da equipe de Redação e Marketing do Jornal Contábil, colaborando com a criação de conteúdo, estratégias de engajamento e apoio no fortalecimento da presença digital do portal.



Fonte

jornalcontabil.ig.com.br

Leave a Reply

1