Skip to main content

Os aposentados e pensionistas do INSS estão com grandes expectativas para o pagamento do 13º salário deste ano, especialmente porque, nos últimos anos, as parcelas do abono natalino foram antecipadas.

Consequentemente, a grande expectativa dos segurados é com a possibilidade de a antecipação também acontecer este ano, já que o antigo calendário de pagamento não é mais utilizado desde a pandemia.

Quando o 13º salário do INSS será pago em 2026?

Até o momento, o governo federal ainda não publicou decreto estabelecendo as informações quanto ao calendário de pagamentos do 13º salário dos aposentados e pensionistas do INSS em 2026.

Antes de mais nada, a primeira coisa que os segurados precisam saber é que não existe calendário oficial de pagamentos. Isso quer dizer que o governo pode determinar o pagamento quando bem quiser.

No entanto, até o período pré-pandemia, a primeira parcela era paga em agosto e a segunda parcela em novembro (período máximo estabelecido pela Lei 8.213/91).

Ainda que não tenham sido definidas as datas de pagamento de 2026, a expectativa é que a liberação do dinheiro aos aposentados seja antecipada, assim como aconteceu nos anos pós-pandemia.

Logo, a expectativa é de que o pagamento siga o mesmo cronograma dos últimos anos:

  • 1ª parcela do 13º salário paga em abril
  • 2ª parcela do 13º salário paga em maio

Decreto deve ser publicado em breve

Nos últimos anos, desde quando o 13º salário do INSS começou a ser antecipado, o governo publica os decretos estabelecendo as datas de pagamento sempre entre os meses de março, abril ou maio.

No ano passado, o decreto foi publicado no mês de abril, e a tendência é que o governo repita os passos do ano passado. Sendo assim, até o final de março e começo de abril, teremos dificilmente a confirmação da data exata de pagamento do 13º.

Se você é aposentado e pensionista e está com grande expectativa para recebimento do abono natalino, a dica é: espere o mês de abril, quando o governo deve publicar um novo decreto estabelecendo o calendário de pagamentos para ter certeza de quando receberá o seu dinheiro.

Sem a publicação de um decreto oficial por parte do governo, qualquer data que você encontrar sendo veiculada e compartilhada, não passa de pura especulação.


Fonte

jornalcontabil.ig.com.br

Leave a Reply

1