Nesta quarta-feira a Polícia Federal desarticulou um esquema de emissão de títulos de crédito falsos dentro do Sistema Financeiro Nacional. A operação chamada Compliance Zero mira em instituições financeiras suspeitas de criar e comercializar ativos fraudulentos para inflar carteiras de crédito.
Ao longo do dia, equipes da PF cumprem sete mandados de prisão, sendo cinco preventivos e dois temporários, além de 25 mandados de busca e apreensão. Esses mandados foram executados no Distrito Federal, Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Bahia.
>>> Junte-se ao canal do Jornal Contábil no WhatsApp. Clique e siga agora!
As investigações começaram em 2024, após a solicitação do Ministério Público Federal, que recebeu indícios de que uma instituição financeira estaria fabricando carteiras de crédito sem lastro. Esses títulos eram repassados a outro banco e depois substituídos por ativos diferentes após uma fiscalização do Banco Central (BC).
Os investigadores trabalham com a suspeita de crimes como gestão fraudulenta e temerária, além de possível atuação de organização criminosa especializada na manipulação de ativos financeiros.
O objetivo dessa operação é interromper o esquema, identificar os responsáveis e impedir que novas fraudes semelhantes ocorram.
Leia também:

Fonte
jornalcontabil.ig.com.br


