Todas as mulheres que menstruam passam pelo processo natural de envelhecimento e vivenciam essa fase de transição entre o período fértil para o infértil. Entretanto, conhecer os sintomas para identificar a chegada dessa fase além de saber os principais sintomas e tratamentos é essencial para continuar com uma qualidade de vida durante todo processo.
O que é perimenopausa?
A perimenopausa é o que acontece com o corpo feminino quando está chegando a menopausa (última menstruação). A ginecologista obstetra Loreta Canivilo explica que: “A perimenopausa é um período de 5 a 7 anos que antecede a menopausa. Um fato marcando nessa fase da vida da mulher e a irregularidade no ciclo menstrual que pode ser precoce (duração do ciclo inferior a 23 dias) ou tardia (duração do ciclo maior a 40 dias) ”.
O que é menopausa?
A menopausa é a fase da vida da mulher em que ocorre a interrupção natural da menstruação, pois os hormônios femininos já não são mais produzidos pelos ovários. A especialista pontua que uma mulher entra na menopausa após a ausência consecutiva da menstruação por 12 meses. Situação que costuma ocorrer entre 45 e 55 anos, marcando assim, o fim da fase reprodutiva.
Sintomas
Alguns sintomas que a especialista cita que mulheres podem sentir nesse período da vida:
- Alterações menstruais
- Calor intenso e abrupto
- Redução da libido
- Sudorese noturna
- Problemas para dormir
- Mudanças de humor
- Períodos de ansiedade e depressão
- Diminuição da autoestima
- Ganho de peso
- Desaceleração do metabolismo
- Diminuição do tamanho dos seios
- Pele seca e cabelos mais finos
- Secura vaginal
- Diminuição da elasticidade da pele
Tratamento
Os tratamentos para passar por essa fase da vida são diversos, e varia de acordo com cada mulher. A médica Loreta Cavinilo evidencia que não existe jeito certa ou errado e sim, o que se enquadra melhor para cada paciente.
Se existe um quadro de sangramento em grande volume acarretado de cólicas e em um período curto, por exemplo, o recomendado é a Gestrinona, que bloqueia a menstruação. Uma outra abordagem é utilizar um anticoncepcional adequado para essa fase da vida da mulher.
Em contrapartida, uma outra possibilidade para quem não quer utilizar hormônio, é recorrer aos anti-inflamatórios que auxiliam na diminuição do ciclo, ou também, utilizar a progesterona natural, que auxilia na redução dos sintomas desse período e contribui no diagnóstico.
Qualidade de vida
Para manter a qualidade de vida mesmo neste período, Loreta dá algumas dicas fundamentais:
- Beba bastante água;
- Use roupas leves;
- Pratique exercícios regularmente para fortalecer os músculos;
- Evite o tabagismo e alcoolismo;
- Opte por refeições mais leves e mais frequentes;
- Tome sol e use protetor solar.
Estas medidas contribuirão para a melhoria do bem-estar e prevenção de doenças.
Por Dra. Loreta Canivilo é ginecologista, obstetra e ginecoindócrino, formada pela Faculdade de Medicina ABC.
Fonte
www.jornalcontabil.com.br