O Microempreendedor Individual (MEI) muitas vezes necessita de empréstimos, seja para fluxo de caixa, para investir, ou mesmo para quitar débitos que estejam em aberto.
No entanto, muitos não fazem ideia de quais linhas de crédito existem especialmente para os pequenos empreendedores que operam suas atividades como MEI em 2026.
A primeira coisa que você precisa saber como MEI é que atualmente existem diferentes linhas de crédito destinadas exclusivamente para os microempreendedores individuais.
Essas linhas de crédito normalmente trazem algumas vantagens e benefícios para quem é MEI, por isso, tendem a ser operações exclusivas para os empreendedores dessa categoria.
Empréstimos destinados para o MEI
Conforme falamos anteriormente, existem várias linhas de crédito das quais o MEI pode se beneficiar, inclusive com algumas delas exclusivas para esses empreendedores. Consulte as possibilidades disponíveis para 2026:
ProCred 360
O ProCred 360 é um programa do Governo Federal junto com bancos parceiros, em que uma linha de crédito com juros reduzidos é disponibilizada especificamente para MEI e microempresas que faturam até R$ 360 mil por ano.
A linha tem juros atrativos bem interessantes, valores e prazos maiores que microcrédito comum e pode ser contratada pelos bancos participantes. Sendo indicado para capital de giro, crescimento e investimento em maquinários e equipamentos.
Pronampe
O Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe) é uma outra opção de crédito para MEI, disponível em diversos bancos públicos e privados.
É um programa que possui crédito com taxas competitivas e prazos mais longos para pagamento, prorrogação do prazo e carência, que tem como objetivo apoiar o desenvolvimento e fortalecimento do seu negócio.
Microcrédito (BNDES e outras instituições)
O próprio BNDES, como várias instituições bancárias, possui linhas de microcrédito que são excelentes opções para os Microempreendedores Individuais.
Como o nome diz, normalmente são créditos com valor menor e que costumam dispensar as tantas exigências de empréstimos tradicionais, com algumas possibilidades podendo dispensar até mesmo garantias e tendo ainda um processo de contratação muito mais simplificado.
A dica é contactar o seu banco para descobrir se existe alguma linha de microcrédito da qual você, como MEI, pode se beneficiar, ou conferir a opção do próprio BNDES.
Sim Digital
No aplicativo do Caixa Tem, existe uma linha de crédito da qual o microempreendedor pode se beneficiar, garantindo várias vantagens, além de uma maior simplificação na contratação.
Os valores são menores, mas podem chegar a R$ 4.500 e têm como vantagem uma taxa de juros reduzida, e um prazo de pagamento normalmente de 18 a 24 meses para pagar.
Cartão de crédito para MEI
Diversas operadoras ou mesmo bancos já oferecem cartões de crédito destinados para quem é MEI. Para esse tipo de opção, é possível obter algumas vantagens bem legais.
Normalmente, esse tipo de cartão proporciona a mesma experiência de um cartão para pessoa física. Onde, ao abrir sua conta como PJ em um banco ou instituição financeira, é possível solicitar um cartão exclusivo do seu MEI.
Fonte
jornalcontabil.ig.com.br


