Esta técnica analítica ajuda a identificar e definir as principais características de sua organização, incluindo pontos fortes, pontos fracos, oportunidades e ameaças.
Essa análise pode ser aplicada a uma organização inteira ou a um projeto individual, independentemente do setor.
É usado principalmente ao nível da organização para determinar o quão próximo o negócio está alinhado com seus padrões de referência de sucesso.
Para transmitir essas informações em relação a sua organização ou produto de forma fácil você pode escolher um modelo de análise SWOT personalizável para que você possa se preocupar apenas com o conteúdo.
Elementos de análise SWOT
Para entender como fazer uma análise SWOT perfeita que produz resultados úteis, você deve entender o que cada um dos elementos SWOT significa.
Forças
Força é um fator interno que aborda os elementos nos quais a empresa é especializada.
Pode ser algo intangível, como os atributos de sua marca, ou tangível, como sua equipe de engenharia de produto impecável.
A análise SWOT pode ser usada por todas as funções importantes na estrutura da sua equipe de inbound marketing.
Fraquezas
Reconhecer suas fraquezas envolve autoconsciência e compreensão do que está travando você.
Pode ser qualquer desafio organizacional, como falta de pessoas qualificadas ou questões orçamentárias.
Oportunidades
Reconheça as oportunidades existentes e potenciais em sua organização e trabalhe para aproveitá-las ao máximo.
Abrange tudo que você pode fazer para aumentar suas vendas e promover a visão de sua empresa.
Ameaças
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O último elemento da análise SWOT envolve a avaliação do risco para o crescimento ou sucesso de uma empresa.
Podem ser concorrentes, riscos financeiros, novas regulamentações e tudo que pode prejudicar o desempenho de uma empresa ou projeto.
Dicas para conduzir uma análise SWOT da maneira certa
Uma análise SWOT bem-sucedida ajuda a reconhecer todos os fatores internos e externos que podem afetar sua empresa ou produto.
É uma técnica útil e simples para ajudá-lo a se concentrar em seus pontos fortes, minimizar ameaças e aproveitar ao máximo as oportunidades disponíveis.
Independentemente de usar um modelo SWOT, software de gerenciamento de projetos ou executá-lo manualmente, você deve seguir estas dicas comprovadas:
1.Faça perguntas e responda honestamente
Descubra os aspectos do seu mercado para realizar uma análise SWOT informada.
E você não pode descobrir nada sem fazer todas as perguntas em sua mente.
Nenhum dos quatro quadrantes da análise SWOT pode ser dado como certo.
Dado que o cenário empresarial moderno continua evoluindo, você não pode listar algo como seu ponto forte simplesmente porque sempre foi seu ponto forte.
E a maneira mais fácil e eficaz de preencher todos os quadrantes é fazer uma série de perguntas.
Portanto, faça perguntas para análise SWOT, como:
- Quais são suas habilidades e conhecimentos exclusivos?
- Como você se diferencia dos concorrentes?
- Você tem todos os recursos essenciais?
- Quais são as tendências do setor?
Essas perguntas irão revelar seus pontos fortes e fracos organizacionais, oportunidades possíveis.
Fazer perguntas produz o melhor material para sua tomada de decisão, mas apenas quando você é honesto com suas respostas.
Ser honesto com suas respostas evita inflar ou exagerar nos pontos fortes e ajuda a identificar seus verdadeiros pontos fortes.
As informações falsas e imprecisas utilizadas na investigação SWOT nunca produzirão a melhor decisão.
Além disso, discutir seus pontos fortes e fracos revela grandes fontes de oportunidades que as organizações podem aproveitar com controle total.
2.Identifique e concentre-se no que você pode controlar
O objetivo geral da análise SWOT é descobrir oportunidades para uma organização melhorar e crescer.
Uma matriz SWOT padrão tem duas categorias: interna e externa.
Você pode conduzir uma análise SWOT para pequenas empresas ou uma empresa estabelecida para descobrir as oportunidades.
A metade superior consiste nos pontos fortes e fracos que são internos da organização.
As organizações têm um alto grau de controle sobre os fatores internos.
A metade inferior consiste em oportunidades e ameaças de origem externa e fora do controle da organização.
Um modelo de análise SWOT fornece espaço suficiente para mencionar todos os seus elementos.
Fatores externos geralmente resultam da ação de concorrentes, regulamentos, legislação e motivos de força maior.
Concentre-se nos fatores que você pode controlar e produzirá resultados mais consistentes.
Às vezes, as características internas da sua organização também levam a oportunidades e ameaças.
Portanto, primeiro examine quais pontos fracos de sua empresa podem gerar muitas oportunidades e quais pontos fracos podem causar ameaças.
Reduza ou corrija os pontos fracos para evitar que sua empresa sofra ameaças e reconheça oportunidades competitivas.
3.Comece com os fatores externos
Considerar as características internas ajuda a criar e alavancar oportunidades.
Ajuda a obter resultados do que você já tem e do que pode controlar.
Ao contrário, explorar eventos externos ajuda a descobrir oportunidades ocultas.
Na maioria das vezes, os aspectos externos oferecem oportunidades e ameaças.
Por exemplo, o lançamento de um novo produto por um concorrente pode ser uma ameaça às suas operações, mas também uma oportunidade de aprender a estratégia do concorrente no mercado.
4.Realize uma análise PESTEL antes da SWOT
Análise PESTEL ajuda a analisar ameaças externas.
Crie um grupo em sua organização para realizar a análise PESTEL antes de sua investigação SWOT.
Comece definindo o objetivo estratégico do negócio como o foco.
Atualize a PESTEL de acordo com as mudanças em relação a esses objetivos mais tarde.
PESTEL é um acrônimo para:
- “Political” (Político)
- “Economic” (Econômico)
- “Technological” (Tecnológico)
- “Environmental” (Ambiental)
Executar a análise PESTEL antes da análise SWOT ajuda a identificar ameaças profundas e multifacetadas.
5.Priorize fatores críticos
A análise SWOT frequentemente se torna uma longa lista de fatores possíveis em todos os quatro quadrantes.
Inúmeros fatores podem distraí-lo de seu objetivo real com a SWOT.
Para restringir a análise SWOT final, mencione os mais importantes de 3-5 fatores no topo de cada quadrante.
Concentre-se primeiro nesses fatores enquanto trabalha no plano de ação SWOT.
Conclusão
Leve a análise SWOT a sério e execute-a corretamente.
Faça perguntas para descobrir informações novas e precisas.
Antes de agir de acordo com as respostas, identifique o que está sob seu controle e trace um plano.
Avalie as fraquezas, explore oportunidades e identifique ameaças ocultas.
Mais importante, lembre-se de que a análise SWOT não é uma atividade única.
É recomendável verificar o status do seu mercado porque é essencial para o sucesso.
Redação Jornal Contábil
Fonte
www.jornalcontabil.com.br