Skip to main content

Um dos principais direitos dos aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) é o 13º salário, que nos últimos anos vem passando por muitas mudanças no seu cronograma.

Desde o início da pandemia, o governo federal mudou o cronograma de pagamentos do décimo terceiro salário, que deixou de ser pago no final do ano e começou a ser antecipado.

Agora, com a virada de mais um ano, os aposentados e pensionistas já começam a se questionar sobre quando será o pagamento do abono natalino este ano, especialmente para conseguirem se programar financeiramente em 2026.

Quando o 13º salário do INSS será pago em 2026?

Se você está ansioso pelo pagamento do abono natalino este ano, precisará ter um pouco de paciência. Isso porque ainda não há um calendário oficial definitivo de pagamento do 13º salário do INSS divulgado pelo governo federal.

Embora ainda não exista um calendário de pagamentos definido pelo governo, a expectativa é de que, em 2026, o pagamento seja feito antecipadamente, assim como aconteceu nos últimos seis anos.

Com base no que foi o pagamento dos últimos anos, caso o governo decida antecipar o 13º salário deste ano, o cronograma deve ser bem parecido com a liberação dos anos anteriores:

  • Primeira parcela do 13º salário (50%) — podendo ser paga em abril de 2026;
  • Segunda parcela do 13º salário (50% restante) — podendo ser paga em maio de 2026.

Essa previsão segue a lógica dos últimos anos de pagamento, em que o governo federal optou por antecipar a liberação do benefício, já que a mudança de calendário não causa impactos aos cofres públicos.

Mas, caso o governo não decida antecipar o pagamento do 13º do INSS esse ano, o cronograma então deve seguir o modelo antigo, com a primeira parcela sendo paga entre agosto e setembro e a segunda entre os meses de novembro e dezembro.

Cronograma deve ser divulgado nas próximas semanas

Caso o governo opte pela antecipação dos pagamentos do 13º salário dos aposentados e pensionistas do INSS, a medida deve ser publicada ao longo das próximas semanas, para haver tempo de pagar ainda neste primeiro semestre do ano.

A medida de antecipação do calendário de pagamentos não causa impactos aos cofres públicos, já que o valor a ser pago para os segurados já está devidamente previsto no Orçamento da União para o ano de 2026.

Lembrando que o pagamento do 13º salário é destinado a todas as aposentadorias, segurados que ganham pensão por morte, auxílio por incapacidade temporária, auxílio acidente e auxílio reclusão.

No caso de benefícios que forem concedidos no decorrer do ano, o pagamento do 13º salário será feito no final de 2026, garantindo que todos tenham acesso aos valores proporcionais.


Fonte

jornalcontabil.ig.com.br

Leave a Reply

1