Em outubro, quando o governo pagou o auxílio gás, foram beneficiadas 5,98 milhões de famílias. O programa foi criado para ajudar a população de baixa renda na compra do gás de cozinha, cujos preços dispararam nos últimos meses.
O próximo pagamento do auxílio gás será realizado em dezembro deste ano. O benefício é pago bimestralmente (a cada dois meses), não há liberação prevista para novembro.
Leia Também: Quais são os tipos de Livros Fiscais e sua importância
Tudo indica que em dezembro, novas famílias deverão receber o benefício, isso porque nos últimos meses o Ministério da Cidadania vem ampliando a folha de pagamento da iniciativa. O cidadão tem como saber se tem direito ao vale-gás. É possível fazer uma consulta pelo CPF.
Regras do Auxílio Gás
Para ter direito ao Auxílio Gás é necessário que as famílias estejam inscritas no Cadastro Único (CadÚnico). É necessário ter renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa. Também são aceitos lares que tenham beneficiários do BPC/Loas entre seus membros.
Atualmente o vale-gás equivale a 100% do preço médio do botijão de 13 quilos, conforme apuração feita pela Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). Segundo o governo, a partir de janeiro de 2023, o benefício retorna ao patamar original de 50% dessa referência.
Datas de pagamento
No mês de dezembro, o auxílio gás será depositado a partir do dia 12. Lembrando que o calendário segue a ordem do último dígito do Número de Identificação Social (NIS) dos inscritos.
Leia Também: INSS faz pagamento em dobro este mês. Veja quem tem direito
Calendário do Auxílio Gás – dezembro
- Final do NIS 1: 12 de dezembro;
- Final do NIS 2: 13 de dezembro;
- Final do NIS 3: 14 de dezembro;
- Final do NIS 4: 15 de dezembro;
- Final do NIS 5: 16 de dezembro;
- Final do NIS 6: 19 de dezembro;
- Final do NIS 7: 20 de dezembro;
- Final do NIS 8: 21 de dezembro
- Final do NIS 9: 22 de dezembro;
- Final do NIS 0: 23 de dezembro.
Consulta do Auxílio Gás pelo CPF
O brasileiro pode consultar o Auxílio Gás usando o seu CPF, através dos seguintes canais de atendimento:
Aplicativo Auxílio Brasil (disponível para Android e iOS);
Aplicativo Caixa Tem (disponível para Android e iOS);
Central de Atendimento da Caixa Econômica Federal, no telefone 111.
Central de atendimento do Ministério da Cidadania, no número 121.
Onde sacar o benefício?
O saque pode ser feito nas lotéricas, correspondentes Caixa Aqui e terminais de autoatendimento. O benefício pode ainda ser pago em poupança social digital do Caixa Tem.
Fonte
www.jornalcontabil.com.br