As frequentes oscilações no preço da gasolina do etanol faz com que muitos motoristas fiquem na dúvida de qual combustível abastecer. No entanto, existe uma regra que permite ajuda a decidir qual combustível é o ideal conforme o seu valor.
Isso porque, muita gente fica na dúvida sobre qual combustível colocar e alguns preferem o etanol por ser mais barato, podem é menos econômico, enquanto outros preferem a gasolina por ser mais econômico mesmo sendo mais caro.
Dessa forma, no artigo de hoje vamos responder para você de uma vez por todas como saber qual é o combustível ideal para você, o etanol ou a gasolina. Sem achismos, mas com uma informação que pode fazer você economizar seu suado dinheiro na hora de abastecer.
Etanol ou gasolina?
Para identificar qual combustível vale mais a pena abastecer, o motorista deve fazer um cálculo que considera o rendimento de cada combustível. A conta é simples, basta dividir o litro do etanol pelo valor da gasolina. Caso a diferença seja de até R$ 0,70, o etanol é o combustível que mais compensa.
Segundo consenso de engenheiros automotivos, normalmente, o veículo quando abastecido com etanol acaba rendendo em média 30% a menos do que se tivesse abastecido com gasolina. Logo, vale a pena abastecer com etanol quando o mesmo custe no máximo até 70% do litro da gasolina.
É importante lembrar que o cálculo em questão é uma aproximação. Isso porque, o valor de base, ou seja, 70% pode ser tanto para mais quanto para menos, dependendo também o desempenho do motor. Dessa forma, é preciso que o motorista acompanhe o consumo do veículo para decidir qual o caso.
No entanto, a regra de cálculo poderá ajudar você a saber o momento de qual combustível testar, pois, pode pesar um pouco mais para o motorista fazer o teste quando a gasolina está bem mais cara, o que pode destoar um pouco da realidade.
Outro ponto que deve ser observado é os tributos de cada Estado, pois, os impostos estaduais podem oscilar o preço dos combustíveis, onde, em alguns estados, o etanol é o combustível que mais compensa, enquanto em outros, a melhor opção é a gasolina.
Como calcular o consumo do meu carro?
Atualmente, muitos carros já vem equipado com computador de bordo que apontam para o gasto médio do combustível. Alguns marcam como quilômetros por litro (KM/L) que é o nosso padrão de verificar.
Enquanto outros veículos exibem a informação L/100 km. Está medida, por sua vez, é a medida da Europa, onde o computador de bordo mostra quantos litros são necessários para se fazer 100km. Logo, caso seu veículo exiba, por exemplo, 15/100, basta dividir 100 por 15 para saber que seu carro está fazendo 6,6 KM/L.
Já nos veículos que não possuem computador de bordo a regra é, complete o tanque (até o desarme da bomba) e em seguida zere o hodômetro parcial (lembre-se de anotar o número exato do hodômetro total).
Após rodar até que o veículo chegue na reserva, vá para o posto e encha o tanque mais uma vez (novamente até o desarme), então divida a quantidade de litros abastecido pela quilometragem marcada do hodômetro e pronto, você saberá quantos KM seu veículo está fazendo por litro.
O motorista pode fazer essa regra também usando o etanol e a gasolina para ver qual o rendimento de cada um. Logo, caso a gasolina esteja rendendo bem mais do que os 30% quando comparado ao etanol, será possível perceber que para o seu carro a gasolina é a melhor opção.
Fonte
www.jornalcontabil.com.br