Um erro ocorreu durante uma ação promocional levou uma corretora de criptomoedas, chamada Bithum a creditar por engano bilhões de dólares em bitcoins nas contas de clientes. Esse engano provocou instabilidade e queda momentânea no preço do ativo.
Como ocorreu?
A falha aconteceu durante uma campanha promocional que previa o pagamento de pequenas recompensas financeiras aos clientes. Mas, em vez de valores de acordo com a campanha, as quantidades foram maiores e caíram diretamente em suas carteiras digitais.
O saldo inesperado gerou uma comoção por vendas dentro da plataforma, o que pressionou os preços e a empresa teve que correr com uma resposta rápida para conter os impactos.
A Bithum informou que restringiu negociações e saques das contas em até 35 minutos após a falha. De acordo com a corretora cerca de 620 mil bitcoins foram creditados indevidamente e foi informado que foi recuperado 99,7% do total distribuído por engano.
Empresa descarta ataque cibernético
Foi descartado qualquer relação do incidente com ataques externos ou falhas de segurança. A corretora ainda afirmou que não houve violação de sistemas e nem comprometimento dos ativos dos clientes. Logo, foi avaliado a algo exclusivamente de um erro operacional interno.
Reguladores veem riscos no setor de ativos virtuais
Apesar da negativa de falha de segurança por parte da empresa, as autoridades financeiras da Coreia do Sul avaliaram que o ocorrido evidenciou fragilidades no mercado de criptoativos.
Fonte
jornalcontabil.ig.com.br


