Skip to main content

O horário de verão foi um dos assuntos polêmicos escolhidos pelo presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT)  para realização de uma enquete nas redes sociais. 

O petista escreveu na sua conta no Twitter: “Governo que consulta a população. O que vocês acham da volta do horário de verão?” Bastaram apenas dez minutos para que as respostas viessem. Até às 18h27 do dia 7 de novembro, a publicação já contava com 116.260 votos. Sendo que quase 74% dos que responderam a enquete, diziam ser a favor da volta do horário de verão. Já outros 26,1% se mostraram contrários.

O horário de verão é amado por uns e odiado por outros. Ele voltou a ser tema na semana passada quando o ator Bruno Gagliasso, através da sua conta no Twitter, fez um pedido ao vice-presidente eleito Geraldo Alckmin.

“Aproveito o momento para pedir ao nosso vice-presidente eleito Geraldo Alckmin que inclua a volta do horário de verão no plano de transição. Horário de verão é o Brasil feliz de novo!”.

Na ocasião, Alckmin publicou emojis de um papel com lápis, como referência de que anotou o pedido de Bruno. 

Antes, o horário de verão entrava em vigor em outubro e seguia até fevereiro do ano seguinte em parte dos estados. Em 2019, deixou de ser aplicado pelo atual governo do presidente Jair Bolsonaro. Quando decidiu terminar com o horário de verão, Bolsonaro disse que a medida foi tomada com base em estudos que analisaram a economia de energia no período.

Mas tem quem não goste do horário de verão, como é o caso do apresentador do “Bom Dia São Paulo”, na Rede Globo, Rodrigo Bocardi, que criticou o pedido do ator ao vice-presidente Alckmin:   “Ah, para! Nada disso. Nós madrugadores também queremos acordar com a luz do dia!”, disse ele em sua rede social.

Horário de Verão no Brasil

Historicamente, o Horário de Verão tinha como principal objetivo a redução do consumo de energia elétrica a partir do melhor aproveitamento da luz natural com o adiantamento dos relógios em uma hora. Como nos últimos anos houve mudanças no hábito de consumo de energia da população, deslocando o maior consumo diário de energia para o período da tarde, o Horário de Verão deixou de produzir os resultados para os quais essa política pública foi formulada, perdendo sua razão de ser aplicado sob o ponto de vista do setor elétrico.


Fonte

www.jornalcontabil.com.br

Leave a Reply

1