O Dropshipping é um modelo de negócio cada vez mais utilizado, isto porque ele possibilita investimentos mais acessíveis, uma vez que permite empreender sem estoque.
Considerado uma excelente opção para quem está iniciando no mercado empresarial e não deseja fazer uma grande aplicação financeira, esse método oferece muitas vantagens.
Entenda nesse conteúdo do que se trata essa forma de comércio eletrônico e descubra qual é a sua importância e especificações.
Ainda, saiba como trabalhar com o Dropshipping, na prática, e se torne um intermediador de vendas de sucesso!
O que é dropshipping?
Apontado por empresários como um sistema promissor de vendas, o dropshipping é um modelo de empreendimento onde o varejista não precisa manter nenhum produto no seu estoque.
Tido apenas como uma vitrine terceirizada que faz somente o intermédio da venda, nesse modelo o consumidor finaliza uma compra e ela é enviada diretamente para o fornecedor.
Nesse sentido, o varejista que está fazendo a mediação da venda recebe uma parcela do lucro da compra.
Qual é a importância do dropshipping no comércio eletrônico?
Reconhecido como um método importante por quem optou em investir em um comércio eletrônico, por dispensar a necessidade de espaço físico, esse tipo de e-commerce minimiza custos e gera bons lucros.
Com foco na gestão e no marketing de vendas do seu negócio, esse modelo de varejo otimiza e facilita as operações comerciais.
Em vista disso, ele pode ser a melhor opção de estratégia para um comércio eletrônico, visto que proporciona muitos benefícios para o investidor.
Diferenças entre dropshipping, marketplace e comércio eletrônico
Com fortes semelhanças que podem gerar dúvidas ao definir a estratégia do seu negócio, o dropshipping, o marketplace e comércio eletrônico são intermediadores de vendas, mas com algumas diferenças, entenda:
- O comércio eletrônico (e-commerce): é um modelo que abrange qualquer tipo de loja virtual, e pode ter como finalidade a transação entre empresas – Business to Business – B2B, ou consumidor final – Business to Consumer B2C;
- Dropshipping: é uma categoria de comércio online que não possui estoque físico;
- Marketplace: é uma plataforma de compra e venda que reúne diversas lojas e marcas em um único lugar, como se fosse um shopping virtual.
Agora que você já sabe as principais diferenças dos termos mais utilizados no mercado da web, veja a seguir mais algumas dicas.
Quais os benefícios do dropshipping?
Com vantagens interessantes para quem deseja iniciar um novo comércio, um dos maiores benefícios desse tipo de empreendimento é a sua acessibilidade, isto porque esse modelo dispensa investimento inicial, mão de obra e matéria-prima.
Além disso, ao adotar essa modalidade de vendas online você terá muita facilidade para administrar o seu negócio, uma vez que pode fazer toda gestão de forma virtual.
Confira abaixo mais alguns benefícios:
1. Empreender sem estoque
Ao terceirizar as atividades de estoque você se beneficia com a economia do sistema operacional de gestão, e também não precisará se desgastar com reposições.
Ainda, você pode contar com uma grande oferta de variedade de produtos sem ter custo com local para armazenar as mercadorias. Desse modo, é possível aumentar o seu lucro com as vendas e o seu capital de giro.
2. Não ter preocupação com logística
A logística de entregas, trocas e devoluções é um dos fatores mais importantes para o sucesso de uma loja virtual.
Nesse sentido, além de uma boa gestão de logística ter muitos custos, ela é sinônimo de preocupação. Portanto, terceirizar esse serviço também é uma grande vantagem.
3. Estrutura de operação com baixa complexidade
Ao dispensar uma estrutura física para estoque e investimento em logística, o modelo de dropshipping se torna um método com estrutura de operação de baixa complexidade.
Isso significa que, além de exigir pouco capital social para o seu negócio, os seus gastos mensais também serão baixos, visto que você pode gerir a empresa da sua própria casa ou escritório.
Como iniciar uma operação no dropshipping?
Para iniciar um novo negócio é essencial conhecer o mercado em que atuará, portanto, o ideal é que comece pesquisando em que produtos investir, e o seu público alvo.
Outra dica também é se aprofundar no modelo de dropshipping, conhecer outros vendedores que atuam com esse modelo para assim estudar suas estratégias.
Ainda, vale a pena criar planejamento com as informações abaixo:
1. Escolha o nicho de mercado
Antes de iniciar qualquer tipo de investimento, é indispensável saber o nicho de mercado que deseja atuar, isto porque são essas informações que vão possibilitar a sua estratégia de marketing e o foco do seu público alvo.
Desse modo:
- Escolha algo do seu interesse;
- Monitore as tendências do mercado;
- Defina o público;
- Avalie a rentabilidade;
- Analise os concorrentes.
Colocando tudo isso em prática, você pode montar um projeto completo para iniciar a sua empresa.
2. Tenha fornecedores estratégicos
Definitivamente esse é o segundo passo que precisa ser dado para ter sucesso ao iniciar o seu empreendimento.
Portanto, para ter fornecedores confiáveis pesquise todas as opções conforme o seu segmento e entre em contato com eles para tirar todas as suas dúvidas.
Vale ressaltar que é preciso criar uma estratégia para que sua mercadoria esteja sempre disponível para os seus consumidores conforme o seu endereço de entrega.
3. Crie uma loja virtual
Ao criar a sua loja virtual você terá mais autonomia para fazer um planejamento de vendas, desde a disposição da mercadoria, até a identidade visual.
Nesse sentido, para criar o seu comércio eletrônico você pode:
- Investir no desenvolvimento de um site, uma opção flexível, mas que requer um maior custo.
- Apostar em uma plataforma e-commerce, que oferece mensalidades com um custo mais baixo, e dispõe de ferramentas de marketing e de gerenciamento.
Portanto, o ideal é escolher o melhor modelo para o seu empreendimento conforme o seu nicho e capital financeiro disponível.
4. Invista no seu marketing
Considerado por muitos lojistas como a alma do negócio, e não é para menos, o marketing é um conjunto de estratégias responsáveis por impulsionar as vendas.
Investir em marketing digital é indispensável para quem deseja ter sucesso no seu dropshipping, isto porque além se destacar no mercado, seu e-commerce vai:
- Otimizar os seus lucros;
- Trazer novos clientes e manter os atuais;
- Aumentar a credibilidade da empresa.
Agora que você já sabe todas as vantagens do marketing, não deixe de investir nele para conquistar sucesso no seu e-commerce.
Podemos afirmar que vale a pena empreender com o dropshipping quando um gestor deseja ter mais liberdade para administrar o seu negócio.
Com vantagens como a possibilidade de iniciar um comércio sem estoque, mão de obra e matéria-prima, nesse modelo é possível fazer investimentos mais acessíveis.
Além disso, com estrutura de operação com baixa complexidade, você pode executar todo o trabalho da sua própria casa ou escritório, e nesse sentido dispensar os custos fixos de uma empresa.
Assim, vale a pena definir o nicho do seu interesse, e ao criar uma loja virtual investir em marketing digital e em bons fornecedores para ter sucesso no seu empreendimento.
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Original de Facilite
Fonte
www.jornalcontabil.com.br