Receber menos do que o esperado ou simplesmente não ver o benefício cair na conta, é uma situação que assusta qualquer beneficiário. Em geral, diversas pessoas possuem dúvidas sobre como funciona a suspensão e apesar do susto que pode causar, esse tipo de bloqueio nem sempre significa a perda definitiva do direito.
Entender como funciona a suspensão é o primeiro passo para saber como irá lidar para reorganizar e liberar seu pagamento novamente.
O que é a suspensão do benefício?
A suspensão acontece quando o INSS interrompe de forma temporária um pagamento de um benefício por identificar alguma pendência. Os motivos variam, mas entre eles pode ser a falta de saque, ausência de perícia obrigatória, falta de dados cadastrais ou não apresentação de documentos pedidos.
Caso o segurado não tome providências dentro do prazo estipulado pelo INSS, a suspensão pode se tornar um cancelamento de fato.
Principais motivos para a suspensão
As causas mais frequentes são:
- Falta de saque do benefício: ocorre quando o valor não é movimentado por mais de 60 dias;
- Ausência de perícia obrigatória: benefícios como auxílio-doença e aposentadoria por invalidez passam por revisões constantes e a falta de comparecimento à perícia médica pode resultar na suspensão;
- Pendências cadastrais: Dados desatualizados, como endereço, telefone e outros podem gerar problemas. Além de que a falta de respostas a convocações do INSS pode atrapalhar a continuação do pagamento;
- Erros no cadastro: Informações diferentes nos sistemas do INSS.
Como o segurado é avisado
Antes que o benefício seja suspenso ou cancelado, o INSS entra em contato através de notificações, que podem ser por mensagem no aplicativo, no site Meu INSS ou por comunicado vinculado ao extrato de pagamento.
O que fazer ao ter meu benefício suspenso
O primeiro passo é verificar o motivo que o INSS indicou e resolver dentro do prazo a pendência. A regularização muitas vezes pode ser feita de forma digital, pelo site ou app Meu INSS. Além disso, outra alternativa é entrar em contato com a centra 135.
Posso recorrer a decisão?
Caso o beneficiário após cumprir o que foi pedido pelo INSS tenha o benefício cancelado, é possível apresentar recurso administrativo e em situações mais complexas, também é possível buscar ajuda judicial para contestar a decisão.

Fonte
jornalcontabil.ig.com.br


