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O final do ano tem várias datas que são verdadeiros marcos para os varejistas, como a Black Friday e a Cyber Monday em novembro, e o Natal em dezembro. Mesmo que sejam eventos conhecidos e esperados, muitas vezes o PME não se prepara adequadamente para aproveitar essas oportunidades, e alguns erros acabam sendo cometidos, prejudicando o faturamento da empresa. 

Alguns exemplos de erros que poderiam ser evitados são: lentidão em páginas de compra em horários de pico, sites saindo do ar devido ao grande número de acessos, ou por seus domínios não terem sido renovados, e páginas importantes apresentando erro 404. Nesse sentido, é fundamental que a pessoa empreendedora prepare o site do seu negócio para aproveitar o aumento do tráfego e das consequentes vendas online nessas datas.

A primeira ação que a pessoa empreendedora deve realizar é verificar se o registro de domínio do seu negócio (ou seja, o endereço da marca na internet) está renovado. Se o domínio expirar, pode levar muito tempo até ele ser recuperado e em casos extremos, o negócio pode perder o domínio para outra marca com nome similar. 

Outro serviço para ficar atento nesse período é a hospedagem do site. É importante verificar se está tudo certo com o seu contrato para não ter nenhum imprevisto. Além disso, vale verificar com antecedência se o plano contratado tem robustez o bastante para suportar o aumento de acessos durante as datas. Dependendo do tamanho do negócio e da quantidade de acessos ao site, uma hospedagem Cloud pode ser a melhor opção, porque oferece um ambiente dedicado e sem limite de acessos.

Por conta do risco de uma página apresentar o erro 404, como comentei anteriormente, é importante que o empreendedor faça também uma checagem no site, pelo menos das páginas mais importantes, para garantir que todas estejam no ar. O Google Search Console é uma boa ferramenta para auxiliar na busca de páginas com erro. Se necessário, a pessoa empreendedora pode redirecionar as páginas que não existem mais.

Outra ação, que pode parecer óbvia, mas acredito ser importante reforçar em todo final de ano, é que a pessoa empreendedora não deve oferecer descontos “falsos”. Esse é um assunto que volta sempre em tempo de Black Friday: marcas que aumentam os preços dos seus produtos dias antes da data, para então oferecer descontos maiores no evento. Não vá por esse caminho. O relacionamento com os seus clientes e a reputação da sua empresa valem mais. Se uma pessoa desmascarar um desconto falso, ela provavelmente nunca mais vai comprar daquela marca, e possivelmente ainda vai virar um detrator, influenciando outras pessoas a não comprarem também.

Toda a tecnologia por trás de uma boa segurança no site do PME também deve ser revista. Este ano presenciamos diversos ataques a sites e vulnerabilidades sendo exploradas por hackers. Estratégias que contemplam segurança digital devem ser prioridade. Uma das maiores objeções das pessoas para não realizar compras online é o medo de ter seus dados vazados, sobretudo dados bancários. Nesse sentido, é fundamental que a pessoa empreendedora verifique o Certificado SSL do site do seu negócio. De forma resumida, o SSL é responsável por adicionar uma camada extra de segurança na comunicação entre o servidor do seu site e os dados enviados pelos seus usuários.

Outra dica que quero compartilhar é sempre deixar claro para seus clientes quais são os canais oficiais da sua empresa, reforçando também quais deles sua empresa não usa. Essa comunicação os ajuda  a não cair em golpes, melhorando a relação entre vocês e também a reputação da marca.

Também é fundamental o treinamento de toda a equipe de atendimento (além de todos os colaboradores que atuem em pontos de contato com clientes, como o analista de redes sociais, por exemplo). Durante datas sazonais é comum acontecerem picos de chamados, então é importante alinhar o discurso com antecedência na preparação para o aumento de demanda. Deixe claro o funcionamento das promoções, das condições especiais, das premiações, etc.

Acredito que o PME deve realizar esse check-up para estar o mais preparado possível para esse final de ano. Trazer as melhores promoções e realizar um bom atendimento ao cliente é crucial para que consiga aproveitar o período de compras de final de ano. Isso vale não só para o setor do varejo, mas para todos que oferecem algum tipo de serviço online e desejam faturar neste final de ano.

Por Juliano Primavesi é entusiasta, praticante e incentivador de novos modelos de liderança e gestão, é graduado em Administração de Empresas e há 20 anos se dedica a aprender novas tecnologias para aplicá-las em sua vida, e das pessoas que estão ao seu redor.


Fonte

www.jornalcontabil.com.br

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