Neste próximo sábado (10), os taxistas e caminhoneiros recebem a sexta e última parcela do benefício de até R$ 1.000, conforme informado pelo Ministério do Trabalho e Previdência. Mesmo caindo no final de semana, a data de pagamento está confirmada.
O valor do benefício cairá diretamente em uma conta poupança digital. O acesso ao dinheiro se dá por meio do aplicativo Caixa Tem. Até o momento o Ministério ainda não divulgou quantos serão beneficiados.
Caso os beneficiários, no caso os taxistas e caminhoneiros, não realizem a movimentação do dinheiro em um prazo de até 90 dias, o saldo disponibilizado será restituído ao governo federal.
Quem vai receber?
Terá acesso ao Auxílio caminhoneiro os profissionais autônomos cadastrados no RNTR-C (Registro Nacional de Transportadores Rodoviários de Cargas.
Vale lembrar que a inscrição necessariamente deverá estar ativa para que o benefício possa vir a ser paga, além disso, será preciso ter o CPF e a CNH válidos.
Para o Auxílio taxista, terá direito os profissionais registrados nas prefeituras até o último dia 28 de novembro, logo, é de responsabilidade dos municípios o envio de informações ao governo federal para a liberação dos pagamentos.
Os taxistas interessados em saber se terão acesso ao benefício podem buscar orientação junto a prefeitura do município, para verificar se os dados foram encaminhados para o Ministério do Trabalho.
Benefício pode continuar em 2023?
Até o presente momento, a equipe de transição do governo Lula ainda não definiu qualquer continuação para o benefício no ano que vem. Dessa forma, a projeção é de que o benefício realmente se encerre este mês.
O foco do governo não está em manter os benefícios destinados aos taxistas e caminhoneiros, mas sim tratar de outros programas sociais como, por exemplo, o retorno do Bolsa Família em 2023.
Fonte
www.jornalcontabil.com.br