Atualmente grande parte do povo brasileiro enfrenta um problema chamado inadimplência, que representa o famoso “nome sujo”.. Manter o CPF em situação regular no mercado é importante para inúmeras transações ou atividades financeiras, especialmente, quando assunto é referente a serviços de crédito.
Diante da condição negativa, um dos primeiros passos a se dar é se organizar o mais rápido possível para regularizar o referido cenário. Isto porque, desta maneira será possível evitar alguns prejuízos futuros, originados da inscrição do nome na lista dos Órgãos de Proteção ao Crédito,
Uma vez que a pessoa tem seu CPF negativado em órgãos como o Serasa ou SPC, consequentemente ela terá restrições em movimentações financeiras, quanto ao uso da contratação de serviços como empréstimos, financiamentos e cartões de crédito etc. Dito isso, continue conosco e confira os malefícios de ter seu “nome sujo”.
Como saber que meu nome está sujo?
A melhor maneira de saber se seu nome está negativado é consultar seu CPF, órgãos responsáveis pela proteção ao crédito, sendo o mais famoso é a Serasa. A consulta é bem simples, basta seguir as orientações abaixo, para verificar sua situação de maneira gartuita.
- Seleciona a opção “cadastre-se”, ou “consultar” (se ainda não for cadastrado);
- Preencha corretamente os dados que serão solicitados;
- A partir daí você terá acesso ao painel que mostrará todas as informações e pagamentos realizados.
Quais as implicações do nome sujo?
Com o nome sujo a pessoa terá algumas limitações no âmbito financeiro, mais especificamente no acesso ao crédito. Confira algumas delas:
- Score prejudicado: O score funciona basicamente como um indicador, que mostra a probabilidade dos cidadãos de pagar suas dívidas corretamente, e quando seu nome está sujo automaticamente esta pontuação abaixa;
- Restrição de crédito: Essa restrição significa que seu acesso a benefícios de instituições financeiras será mais complicado, tais como as chances de conseguir um cartão de crédito, empréstimos, finaciamentos, muitas vezes influenciam negativamente até nas concessões de crediários;
- Juros altos: A dívida indicada nos Órgãos de Proteção ao Crédito continuam gerando juros, ou seja, quanto mais tempo você demorar para quitar a dívida, mais alto ficará o valor dela, por esse motivo é necessário sempre evitar ao máximo o adiar por mais tempo este pagamento.
Fonte
www.jornalcontabil.com.br