Luiz Osório Dumoncel, é o fundador e CEO da 3tentos (TTEN3), uma empresa que atua em três pilares do agronegócio: varejo de insumos agrícolas (sementes, fertilizantes e defensivos), originação e trading de grãos e industrialização (de farelo, óleo e biodiesel de soja).
Criada em 1995, com sede em Santa Bárbara do Sul, no Rio Grande do Sul, a 3tentos possui mais de 18 mil clientes e dois parques industriais. A empresa, que começou como um negócio familiar, realizou seu IPO (abertura de capital) em julho de 2021, levantando R$ 1,37 bilhão.
Dumoncel acredita que o Brasil tem tudo para despontar como uma das maiores potências do setor. Para isso acontecer, contudo, o empreendedor e executivo acredita que será preciso defender o ESG, a sigla, em inglês, que faz referências às práticas ambientais, sociais e de governança de uma empresa. Mas sugere o acréscimo de mais uma letra “e”, representando a economia. “É preciso ter um equilíbrio”, afirma em entrevista ao podcast Do Zero ao Topo, que conta as histórias de homens e mulheres por trás das maiores empresas do Brasil.
Potência
De acordo com o executivo, o Brasil é o país com maior número de fontes energéticas do mundo, aquele com mais energia limpa e com o maior rebanho bovino. E esse, segundo ele, é apenas o começo. “Vamos aumentar nossa produção sem derrubar árvores, produzindo cada vez mais por hectare”, afirma, apostando no uso de tecnologia para melhorar a produtividade do agronegócio e condenando aquele que não se preocupam com o meio ambiente. “Condeno aqueles que não são os produtores rurais, que não é nem 1% , que esta desmatando ilegal, roubando madeira. Esse cara está errado”, diz.
Para ele, em um mundo que deve chegar a uma população de 9 bilhões de pessoas até 2050, um dos maiores desafios do agro e da geração atual é trabalhar para acabar com a fome. “A solução não cai do céu. Quer dizer, cai, quando cai chuva no volume certo. Mas precisa ser desenvolvida aqui, com tecnologia”, afirma.
Para isso, Dumoncel aposta em uma valorização do setor e “convida” os brasileiros para valorizar o agro. “O produtor rural que está cuidando do meio ambiente vai fazer isso ainda mais e melhor quando começarmos a monetizar o carbono para ele”, diz. A própria 3tentos divulgará, em breve, alguns projetos relacionados ao tema.
Enquanto isso, Dumoncel aposta no crescimento do setor apoiado em uma ligação cada vez maior entre o mercado de capitais e o campo. “Não tenho dúvida que vamos ter um crescimento ainda maior nos próximos anos e a ligação entre [Avenida] Faria lima [em São Paulo, centro financeiro da capital paulista] e campo vai fazer com que as pessoas se entendam muito melhor”, diz. E completa: “Não precisamos nem devemos um culpar ao outro. Um precisa do outro.”
Leia também: Livros: 21 indicações de empreendedores
Em seus quase 30 anos de história, a 3tentos passou por dias de muita chuva, muito sol e muito vento. E o Luiz Osório Dumoncel dividiu algumas dessas histórias durante sua entrevista que foi o tema do episódio 143 do podcast Do Zero ao Topo. O programa está disponível em vídeo no YouTube ou em áudio em ApplePodcasts, Spotify, Deezer, Spreaker, Google Podcast, Castbox e Amazon Music.
Sobre o Do Zero ao Topo
O podcast Do Zero ao Topo traz, a cada episódio, um empreendedor(a) ou empresário(a) de destaque no mercado brasileiro para contar a sua história, compartilhando os maiores desafios enfrentados ao longo do caminho e as principais estratégias usadas na construção do negócio.
O programa já recebeu nomes como José Galló, executivo responsável pela ascensão da Renner; Guilherme Benchimol, fundador da XP Investimentos; Rony Meisler, da Reserva; o empresário Abílio Diniz; Alcione Albanesi, do Amigos do Bem, Stelleo Tolda, um dos fundadores do Mercado Livre, e Sérgio Zimerman, da Petz.
Fonte
www.infomoney.com.br