Skip to main content

A partir da segunda-feira (30) será permitida a listagem de ETFs (fundos de índice) que pagam dividendos na Bolsa brasileira. Gilson Finkelsztain e José Ribeiro de Andrade, presidente e vice-presidente de Produtos e Clientes da B3, respectivamente, apresentaram a novidade em ofício circular e destacaram que também estará disponível nesta data a negociação de ETFs de ações locais e internacionais que distribuam proventos.

Segundo o documento, os proventos poderão ser distribuídos, no mínimo, de forma mensal, respeitando a periodicidade e política estabelecida no regulamento de cada fundo. O atual processo de listagem dos fundos permanece inalterado.

As garantias e habilitação de aluguel dos ETFs que pagam dividendos, por sua vez, devem seguir as regras já estabelecidas para ETFs de ações locais e internacionais.

Saindo do Forno

O InfoMoney apurou em novembro que alguns gestores já estavam organizando os preparativos para lançar novos ETFs que pagam dividendos e garantir o seu espaço nas carteiras dos investidores.

Uma das gestoras que já tem um ETF pronto para sair do papel é a Wise Capital – que tem expertise no mercado imobiliário americano com investimentos em REITs (Real Estate Investment Trust, equivalente a fundos imobiliários americanos). No Brasil, desde 2008, a Wise Capital tem montado joint-ventures com a Aberdeen Standard Investments – uma das maiores casas de investimentos do mundo com cerca de US$ 600 bilhões sob gestão – para seus investimentos de adição de valor durante os ciclos imobiliários do país.

Flávio Mantesso, sócio-fundador da Wise Capital, antecipou ao InfoMoney que a gestora trabalha no lançamento de um ETF que vai replicar o índice S&P Global REIT e pagará dividendos. O fundo vai investir em cerca de 500 REITs para reproduzir a performance do índice.

“É um diferencial, porque muitos ETFs internacionais hoje investem em outros ETFs estrangeiros para conseguir replicar um índice lá fora. O nosso vai investir em todos os REITs para trazer essa exposição ao investidor ”, explica Mantesso, reforçando que a tecnologia do ETF será da própria Wise Capital, permitindo ao investidor ter as cotas dos REITs sem intermediários.

Segundo o gestor, o ETF de REITs deve pagar dividendos trimestralmente e em reais para os investidores pessoas físicas que aplicarem nele pela B3.

O ETF da Wise está previsto para chegar ao mercado no primeiro trimestre de 2023. Mas ideia de construir um ETF que paga dividendos, segundo Mantesso, surgiu há dois anos, quando o gestor, acompanhando o interesse dos investidores pelos ETFs, solicitou à Bolsa a listagem desse novo tipo de produto.

A gestora negocia atualmente a distribuição do ETF com grandes bancos para o investidor ter acesso nas prateleiras das instituições. Um ETF que paga dividendos replicando o índice S&P Global REIT já existe na Austrália e, segundo o gestor, o brasileiro será o segundo do tipo no mundo.

Saiba mais:

Gestoras já preparam ETFs que pagam dividendos para o início de 2023 – e os primeiros podem ser de REITs

Saiba como investir em um CDB que rende até o dobro da poupança com liquidez diária e com proteção do Fundo Garantidor de Crédito (parceria com a XP)




Fonte

www.infomoney.com.br

Leave a Reply

1