Segundo a Caixa Econômica Federal, 10 milhões de trabalhadores têm direito ao saque das cotas do PIS/Pasep. São cerca de R$ 23 bilhões esperando pelos seus donos. Lembrando que o valor só poderá ser retirado por quem ainda não fez o saque.
Terão direito ao benefício os trabalhadores da iniciativa privada que atuaram com carteira assinada e servidores públicos que trabalharam entre os anos de 1971 e 4 de outubro de 1988. O fundo PIS/Pasep foi extinto e seus valores foram transferidos para o FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço).
Leia Também: Data prorrogada para se adequar ao Programa de Registro de Ponto
No ano de 2019, o governo Bolsonaro autorizou seu saque pelos titulares das contas. Até então, o resgate era permitido em situações específicas previstas por lei.
Prazo para sacar
Não existe um prazo legal para as pessoas retirarem o dinheiro, conforme informou o vice-presidente do agente operador da Caixa, Edilson Carrogi. No entanto, à medida que autoriza a retirada das cotas do PIS/Pasep, prevê que o trabalhador deverá fazer o saque até o dia 1º de junho de 2025.
Como fazer o resgate do dinheiro?
Sendo assim, as contas que estão vinculadas ao FGTS originadas pela transferência do Fundo PIS/Pasep já podem ser sacadas.
O trabalhador estando com toda documentação em dia e tendo direito de sacar os valores, deverá indicar uma conta de sua preferência no App FGTS, o valor cairá direto na conta bancária informada, em até 5 dias úteis.
Leia Também: PL que aumenta limite do Simples Nacional está prestes a ser votado
Como solicitar os valores pelo aplicativo
Veja o passo a passo para solicitar a quantia das contas PIS/Pasep através do aplicativo do FGTS:
- Abrir o aplicativo do FGTS;
- Acessar a conta ou realizar o cadastro, caso seja o primeiro acesso;
- No menu de funcionalidades, selecionar “Mensagens”;
- Clicar em “Você possui saque disponível”;
- Selecionar “Solicitar o saque do PIS/Pasep”;
- Verificar se os dados pessoais estão corretos;
- Informar a conta bancária para recebimento dos valores do PIS/Pasep;
- Confirmar o saque e aguardar o crédito automático na conta indicada.
Titular falecido
No caso em que o trabalhador titular da conta tenha falecido, os seus herdeiros vão poder retirar o recurso. Sendo assim, deverão enviar ao FGTS ou à Caixa os documentos que comprovem a condição de herdeiros. Deverá ser apresentada também a Certidão de óbito.
Neste caso, o herdeiro poderá acessar o aplicativo FGTS, ir na opção “PIS/Pasep – Falecimento do Trabalhador” para poder ter acesso aos valores disponibilizados.
Fonte
www.jornalcontabil.com.br