A aposentadoria por invalidez agora é chamada pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) de aposentadoria por incapacidade permanente. Terá acesso ao benefício o trabalhador permanentemente incapaz de exercer qualquer atividade laborativa e que também não possa ser reabilitado em outra profissão, neste caso, sendo preciso passar por perícia médica.
Para agilizar a concessão do benefício, o INSS passou a permitir que o segurado dê entrada em sua aposentadoria por invalidez por meio do portal Meu INSS (site ou aplicativo – disponível para Android e iOS).
Leia Também: Gasolina pode voltar ao patamar de R$ 7 em janeiro de 2023
Para o segurado ter acesso ao portal Meu INSS é necessário fazer um login usando sua conta gov.br. Veja o passo-a-passo:
- quando você já estiver feito o login, no portal Meu INSS, deverá clicar nos três traços (à esquerda da página);
- Depois deverá selecionar “Novo pedido” – vão aparecer todos os serviços do INSS;
- Clique em “Benefício por incapacidade permanente”;
- Logo depois preencha os dados e anexe os documentos solicitados;
- Clique em “Enviar”.
Por isso, quem vai solicitar a aposentadoria por invalidez por meio do site ou aplicativo, precisa ter em mãos laudos médicos, exames, atestados, declarações médicas e receituários para comprovar a doença. Será gerado um número de protocolo, anote o número para que você possa acompanhar o seu pedido.
Caso realmente o INSS constate que você tem direito ao benefício por incapacidade de exercer suas funções de trabalho, e ele ser concedido, será preciso a cada dois anos passar por uma nova perícia médica. O procedimento só não será exigido em casos de HIV ou quando o segurado for maior de 60 anos.
Leia Também: INSS: quais são as doenças e quais os benefícios que você pode ter direito
Aposentadoria por Invalidez
A aposentadoria por invalidez é um benefício devido ao trabalhador permanentemente incapaz de exercer qualquer atividade laborativa e que também não possa ser reabilitado em outra profissão, de acordo com a avaliação da perícia médica do INSS.
O benefício é pago enquanto persistir a invalidez e o segurado pode ser reavaliado pelo INSS a cada dois anos.
Inicialmente o cidadão deve requerer um auxílio-doença, que possui os mesmos requisitos da aposentadoria por invalidez. Caso a perícia médica constate incapacidade permanente para o trabalho, sem possibilidade de reabilitação para outra função, a aposentadoria por invalidez será indicada.
Fonte
www.jornalcontabil.com.br