O PIS/Pasep se trata de um dos principais benefícios dos trabalhadores, afinal de contas, para muitas pessoas o abono salarial se trata de uma espécie de 14º salário.
Assim, para o decorrer do ano, milhares de trabalhadores ainda terão três opções de saque do PIS/Pasep, sendo duas delas referentes ao abono salarial e uma delas referente às cotas do fundo PIS/Pasep.
Abono salarial ano base 2020
A primeira opção diz respeito ao abono salarial do PIS/Pasep ano-base 2020, ou seja, o benefício que já foi liberado pelo governo. Todavia, mesmo tendo sido liberado, mais de 500 mil pessoas ainda não realizaram o saque do benefício.
Assim, esses trabalhadores que ainda não realizaram o saque do benefício ano-base 2020 têm até o dia 29 de dezembro para realizar o resgate, caso contrário perderão direito ao benefício.
A conta exata até a última sexta-feira, soma-se 561,073 trabalhadores que ainda não resgataram o equivalente total de R$ 523,2 milhões que estão aguardando o saque, conforme informou o Ministério do Trabalho e Previdência.
Quem tem direito ao abono salarial 2020?
Têm direito ao abono salarial 2020 os trabalhadores que também em 2020 exerceram atividade de carteira assinada por pelo menos 30 dias e que receberam em média até dois salários-mínimos por mês.
Se você não recebeu o abono esse ano e quer saber se tem direito, basta seguir as orientações abaixo:
Vamos lá, para saber se você está apto a receber o abono PIS/Pasep, será preciso baixar ou atualizar o aplicativo da CTPS digital no seu celular. Feito isso, basta seguir o passo a passo descrito:
- Baixe o aplicativo da Carteira de Trabalho no seu celular, (clique aqui para baixar para Android e aqui para iPhone);
- Abra o aplicativo;
- Acesse sua conta com seu cpf e senha do gov.br ou cadastre sua senha;
- Busque pela opção “Benefícios”;
- Em seguida, basta apenas clicar em “Abono Salarial”.
Abono salarial ano base 2019
O Governo está liberando uma nova possibilidade de saque para os trabalhadores que exerceram atividade em 2019 mas que perderam o período de saque do abono salarial.
Se você não recebeu o abono salarial ano base 2019 e quer saber se possuí direito, basta verificar se você se enquadra nos requisitos abaixo:
- Estar cadastrado no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos em 2019;
- Ter recebido remuneração mensal de até dois salários mínimos durante o ano-base de 2019;
- Ter exercido atividade remunerada por, pelo menos 30 dias, consecutivos ou não, no ano-base de 2019;
Como receber o PIS/Pasep ano base 2019?
O trabalhador que conferiu e que se enquadra nos requisitos listados pode solicitar em uma agência do Ministério do Trabalho e Previdência ou ainda através dos seguintes canais:
O trabalhador pode solicitar o PIS/Pasep atrasado em uma das agências do Ministério do Trabalho e Previdência. Além desse meio, existem outras opções, como:
- Central telefônica Alô Trabalhador nº 158;
- Através de um pedido por e-mail, pelo endereço uf@economia.gov.br, substituindo as letras ‘uf’ pela sigla do estado em que reside;
- Pelo aplicativo Carteira de Trabalho Digital (CTPS).
Cotas do fundo PIS/Pasep
Os trabalhadores, servidores públicos e ex-militares que exerceram atividade entre 1970 até 4 de outubro de 1988 podem ter direito de receber as cotas do fundo PIS/Pasep.
Atualmente, cerca de 10 milhões de pessoas podem receber os valores dos benefícios que totalizam mais de R$ 23 bilhões aguardando o saque.
A regra é simples, caso você ou algum familiar tenha exercido atividade entre esses períodos e não realizou o saque das cotas do fundo, é bem provável ter direito ao benefício.
O saque dos valores é super simples, para conferir como consultar o saldo e ainda como realizar o saque dos valores basta conferir o guia completo clicando aqui.
Fonte
www.jornalcontabil.com.br