Muitas pessoas sonham com a CNH, no entanto, quem consegue tirar sua Carteira Nacional de Habilitação precisa ter cuidado, pois multas e infrações podem levar a suspensão da carteira de motorista.
Segundo uma apuração realizada pelo UOL 2024 foram registradas cerca de 74,9 milhões de infrações de trânsito em 2024, além disso, 290 mil motoristas tiveram sua CNH suspensa naquele ano.
Sendo assim, mesmo com a flexibilização e as mudanças nas regras, as suspensões e infrações continuam altas, sendo assim, mesmo que você consiga obter a sua carteira de motorista é necessitário ficar atento a infrações para não ter sua CNH suspensa.
Pensando nesses cenários e nas situações que muita gente acaba enfrentando no dia a dia no trânsito, é importante entender quais infrações realmente pesam no bolso e, principalmente, na sua habilitação, sendo assim, hoje vamos apresentar as 15 principais multas que podem levar à perda temporária da sua carteira de motorista
Como funciona a pontuação e regras
Antes de entrar nas multas é importante que você entenda como funciona as regras e pontuações, atualmente, o limite de pontuação funciona da seguinte forma:
- 40 pontos: quando o motorista não comete nenhuma infração gravíssima no período de 12 meses.
- 30 pontos: quando comete uma infração gravíssima no período de 12 meses.
- 20 pontos: quando registra duas ou mais infrações gravíssimas no mesmo ano.
Essas regras acabam beneficiando condutores com infrações médias ou graves, pois podem adiar ou até evitar a suspensão da CNH por excesso de pontos. Vale mencionar que os motoristas que exercem atividade remunerada mantêm sempre o limite de 40 pontos, independentemente da gravidade das infrações.
Além disso, esses condutores podem fazer uma vez por ano, o curso de reciclagem ao atingir 30 pontos, zerando a pontuação e evitando a suspensão ou cassação da carteira nacional de habilitação.
Além disso, o processo administrativo pode impedir que o nome do condutor seja diretamente vinculado à infração, contribuindo para a redução no número de suspensões efetivadas.
Leia +: CNH renovada automaticamente e de graça. Veja como fazer
Multas que podem resultar na suspensão da CNH
Agora que você já sabe como funciona as regras de pontos da carteira nacional de habilitação, vamos listar infrações que você deve evitar, pois podem levar a suspensão da sua carteira de motorista, confira a seguir:
- Consumir bebida alcoólica e dirigir: suspensão de 12 meses.
- Se recusar a fazer o teste de bafômetro em situações específicas: suspensão também fixada em 12 meses.
- Realizar manobra perigosa: penalidade com suspensão varia entre 4 e 12 meses.
- Omitir socorro: pode gerar afastamento do direito de dirigir por 4 a 12 meses.
- Disputar corrida sem autorização dos órgãos competentes: prevê suspensão pelo prazo de 4 a 12 meses.
- Ultrapassar entre veículos que estão transitando em sentidos opostos: resulta em suspensão de 4 a 12 meses.
- Dirigir em velocidade superior a mais de 50% do limite permitido: acarreta suspensão de 2 a 7 meses.
- Deixar de sinalizar um acidente de trânsito: pode levar à suspensão por 2 a 8 meses.
- Fugir de bloqueios policiais: gera suspensão de 1 a 3 meses.
- Dirigir ameaçando pedestres: prevê afastamento da habilitação por 1 a 3 meses.
- Transportar criança menor de sete anos em moto: sujeita o condutor à suspensão de 1 a 3 meses.
- Dirigir moto com os faróis apagados: implica suspensão pelo período de 1 a 3 meses.
- Transportar, na moto, passageiro sem o capacete de segurança: pode resultar em suspensão de 1 a 3 meses.
- Pilotar moto sem capacete: também prevê suspensão de 1 a 3 meses.
- Conduzir motos fazendo malabarismo ou equilibrando-se apenas em uma roda: tem penalidade de suspensão entre 1 e 3 meses.
Como consultar e o que fazer em caso de suspensão da CNH
Se você está em dúvida sobre a situação da sua CNH, é possível verificar pela internet de maneira bem simples, para isso basta entrar no site do Detran do seu estado e procurar pela área de “Habilitação” ou “CNH”.
Normalmente existe uma opção como “Consultar situação da CNH”, onde você preenche seus dados e clica em “Consultar” para visualizar o status atual. Vale mencionar que os caminhos podem mudar um pouco de um estado para outro, então vale seguir as orientações que aparecem na página do Detran da sua região.
Se tiver dificuldade para encontrar a informação, você também pode ligar ou ir até uma unidade de atendimento para confirmar a situação. Caso a CNH esteja suspensa, é importante agir rápido e dentro do prazo informado na notificação.
O primeiro passo é entregar o documento ao Detran, conforme as orientações recebidas. Vale mencionar que durante o período de suspensão, você não pode dirigir desrespeitar essa regra pode gerar multa gravíssima, apreensão do veículo e até a cassação da habilitação.
Depois de cumprir o prazo determinado, será necessário fazer o curso de reciclagem, que serve para reforçar as regras de trânsito e a importância da direção segura. Após você concluir o curso, será possível solicitar a reabilitação da CNH junto ao Detran, apresentando o certificado e pagando as taxas exigidas para regularizar sua situação.
Fonte
jornalcontabil.ig.com.br


