Uma falha em servidores da Amazon Web Service (AWS) provocou instabilidade no sistema Pix e em aplicativos de vários bancos. O problema foi confirmado pela própria empresa AWS.
Reclamações começaram na manhã
Os primeiros relatos de falhas começaram no fim da manhã, quando os usuários passaram a relar dificuldades para acessar apps e realizar transferências.
Segundo os registros, o funcionamento do Pix começou a ser normalizado por volta das 13h30, após esse período de instabilidade que gerou diversas reclamações.
Entre os bancos afetados, o Nubank registrou o maior volume de queixas, o Itaú teve pico de reclamações a partir do 12h21, enquanto o Santander registrou mais queixas às 12h20. Já no Banco Inter, o pico aconteceu às 11h53.
Problema foi confirmado pela AWS
Em nota a Amazon Web Service informou que a instabilidade ocorreu entre 11h36 e 12h09, após falhas na conectividade de rede em duas Zonas de Disponibilidade. O problema começou a ser solucionado no início da tarde, entre 13h a 14h30.
As zonas de disponibilidade da AWS funcionam instalados em locais distintos, justamente para reduzir os impactos de falhas. A companhia mantém ao menos três zonas diferentes em cada região onde atua.
Fonte
jornalcontabil.ig.com.br


